Processo nº 00792/2022
Parecer nº 778/2022 CEC/RS
Projeto “JOGOS FLORAIS DE PORTO ALEGRE - 27ª EDIÇÃO - 2023” .
Projeto que resgata um festival cuja primeira edição ocorreu em 1973, inspirada na tradição romana e em evento nacional ocorrido na década anterior. A proposta está adequada em sua dimensão simbólica, e apresenta atualização no quesito de originalidade, com a inclusão de uma maratona de oficinas e palestras. Também demonstra preocupação com a acessibilidade, prevendo tradução de libras em todas as atividades e publicação de material em foto, vídeo e áudio na internet. No entanto, o proponente não inclui cartas de intenção de patrocínio ou fontes alternativas de recursos, como investimento do poder público da cidade. Isto ocasionou a redução das notas dos quesitos de Viabilidade e Oportunidade, visto também que o projeto pretende ocorrer na Região Funcional que concentra a maior parte da destinação de recursos do sistema Pró-Cultura. Recomendamos, sempre que possível, incluir carta de intenção de patrocínio como indicativo de viabilidade.
Em conclusão, o projeto “JOGOS FLORAIS DE PORTO ALEGRE - 27ª EDIÇÃO - 2023” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 172.012,00 (cento e setenta e dois mil e doze reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 23 de novembro de 2022.
Informe:
Sessão realizada dia 23 de novembro de 2022.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Ben Wilson Conceição Berardi, Luciana Thomé, Nicolas Beidacki, Rejane Beatriz Verardo, Rodrigo Lentino Machado, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa, Vera Cristina Meneghini. . A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve, como secretária a conselheira Luciana Thomé.
O projeto obteve a nota final de 3,72 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Os projetos cuja nota for inferior à nota do último classificado na lista de espera, por não terem mais chances de serem priorizados, terão sua tramitação no conselho encerrada.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS