Processo nº 00584/2022
Parecer nº 453/2022 CEC/RS
Projeto “FESTIVAL QUINTAL DE BANDAS - 1ª EDIÇÃO - 2023” .
QUESITO
NOTA
Dimensão simbólica
4
3
Conceituação temática
2
Originalidade e inovação estética
1
Dimensão cidadã
Pluralidade, acessibilidade e inclusão
Democratização do acesso / gratuidade
Dimensão econômica
Distribuição dos valores
Investimento local / próprio
Relevância
Oportunidade
Viabilidade
5
Nota de Prioridade
3,50
É um projeto de pouca originalidade, uma vez que traz em sua proposta um formato de apresentação de bandas bastante comum e sem inovação estética. Embora o proponente informe a gratuidade do acesso, o projeto não prevê qualquer ação que valorize ou priorize a inclusão de PCDs no público ou na equipe de trabalho. Mesmo que o proponente apresente uma carta de intenção de patrocínio no valor de R$ 55.000,00,-, não há na planilha orçamentária uma contrapartida da prefeitura local. Por se tratar de um projeto com características bastante conhecidas, com apresentação de bandas no formato bailão, sem qualquer valor agregado, e também pelas fragilidades acima apontadas, o projeto acaba perdendo pontos em relevância e em oportunidade.
Em conclusão, o projeto “FESTIVAL QUINTAL DE BANDAS - 1ª EDIÇÃO - 2023” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 102.620,00 (cento e dois mil, seiscentos e vinte reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 08 de setembro de 2022.
Informe:
Sessão realizada dia 08 de setembro de 2022.
A Comissão Especial IV de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anacarla Oliveira Flores, Ben Wilson Conceição Berardi, Cristiano Laerton Goldschmidt, Nicolas Beidacki, Rodrigo Lentino Machado e Vitor Rolim de Mesquita. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Vitor Mesquita e teve, como secretário, Nicolas Beidacki.
O projeto obteve a nota final de 3,50 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Os projetos cuja nota for inferior à nota do último classificado na lista de espera, por não terem mais chances de serem priorizados, terão sua tramitação no conselho encerrada.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS