Processo nº 00274/2022
Parecer nº 428/2022 CEC/RS
Projeto “SANTO FESTIVAL – 1ª EDIÇÃO - 2022” .
QUESITO
NOTA
Dimensão simbólica
4
3
Conceituação temática
2
Originalidade e inovação estética
1
Dimensão cidadã
5
Pluralidade, acessibilidade e inclusão
Democratização do acesso / gratuidade
Dimensão econômica
Distribuição dos valores
Investimento local / próprio
Relevância
Oportunidade
Viabilidade
Nota de Prioridade
3,39
Esta proposta trata da realização de um evento Junino em formato de festival mostra a ser realizado em Porto Alegre, denominada “SANTO FESTIVAL 2022”, programada para o mês de junho, tem por objetivo levar à comunidade atividades musicais e cênicas, cujas referências remontam aos costumes das festividades realizadas nas comunidades, celebrando as colheitas e eventos cristãos. É uma festa popular, que será realizada em um dos locais mais bonitos e visitados da cidade, a Nova Orla do Guaíba, junto a Usina do Gasômetro, espaço público, com fácil acesso e muito utilizado pela comunidade porto-alegrense e visitantes de outras cidades, principalmente aos finais de semana. O evento SANTO FESTIVAL contará ainda com 10 pontos na área gastronômica que será disponibilizado gratuitamente para Food Trucks que estejam regularizados com alvará e licença da saúde municipal.
Será montada uma estrutura para o show musical e apresentações da programação cultural na Orla do Guaíba
A programação contempla 08 (oito) shows musicais exclusivamente de bandas gaúchas de Porto Alegre, sendo elas: Grupo Maria Bonita; Banda Show Di; Banda Baião de Cordel; Banda Tribo Brasil; Banda Triozinho da Silva; Banda Forró do Moreno; Grupo Cazumbá; Dj Márcio Ferraz. Também teremos 1 Workshop de Forró - Forró de Rua - Aulas para iniciantes. A Produção e apresentação cênica de: Espetáculo com Forró, Casamento na Roça, Xaxado e Quadrilha, incluindo mais de 22 (vinte e dois) dançarinos e atores.
Em conclusão, o projeto “SANTO FESTIVAL – 1ª EDIÇÃO - 2022” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 337.553,00 (trezento e trinta e sete mil e quinhentos e cinquenta e três reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 18 de agosto de 2022.
Informe:
Sessão realizada dia 19 de agosto de 2022.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Cristiano Laerton Goldschmidt, Nicolas Beidacki, Paulo Leônidas Fernandes de Barros e Vitor Rolim de Mesquita. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Paulo Leônidas e teve, como secretário Vitor Mesquita.
O projeto obteve a nota final de 3,39 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Conforme Resolução Interna 05/2022, os projetos foram submetidos à priorização de projetos nos dias 22/08/22 e 01/09/22 e, considerados não prioritários, retornam para arquivo.
Maria Silveira Marques
Presidente Interina do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS