Processo nº 00461/2022
Parecer nº 625/2022 CEC/RS
Projeto “NATAL LUZ DE GRAMADO - 37ª EDIÇÃO - 2022” .
Diligenciou-se o projeto cultural em 26.09.2022 e recebeu-se a resposta dois dias depois. As informações são que 750 artistas são diretamente envolvidos outros 700 postos de trabalho como direção, assistente de direção, coordenadores, técnicos, totalizando na parte específica das apresentações artísticas três mil profissionais envolvidos.
Há ainda 1.500 pessoas relacionadas nas montagens e manutenção das estruturas, segurança, limpeza e serviços gerais.
Respondeu-se ao seguinte questionamento do conselheiro relator:
- Quantos, quais são e com que tamanho de audiência assistem aos espetáculos gratuitos?
Obteve-se as seguintes respostas:
O espetáculo "Show de acendimento das luzes" são 96 apresentações com público de 12.000 pessoas em cada apresentação, totalizando como público 1 milhão e 152 mil espectadores; o "Espetáculo na Rua Coberta" são 85 apresentações com público de 500 pessoas, totalizando 42.500 espectadores; espetáculo "Vila de Natal" com 95 apresentações, com público de 500 pessoas, totalizando 42.500 espectadores; espetáculo "Parada de Natal" com 42 apresentações, com público de 5.000 pessoas por apresentação, totalizando 210.000 espectadores e dez apresentações da Orquestra Sinfônica de Gramado com público de 500 pessoas, totalizando 5.000 espectadores.
Além disso, apresentou-se a carta de intenção de patrocínio, o projeto está na sua 37' edição, apresentou-se carta de anuência do Conselho Municipal de Políticas Culturais do Município de Gramado.
Ademais, recomenda-se ao proponente que em apresentações futuras de projetos culturais similares, apresentar um documento do poder público municipal assegurando parte do valor total do projeto, como receita originária da prefeitura.
Em conclusão, o projeto “NATAL LUZ DE GRAMADO - 37ª EDIÇÃO - 2022” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 873.050,00 (oitocentos e setenta e três mil e cinquenta reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 29 de setembro de 2022.
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão realizada dia 10 de outubro de 2022.
A Comissão Especial III de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Bruno Rosa do Nascimento, Geziel da Silva de Souza, Neimar Pires Rodrigues, Plínio José Borges Mósca, Renata Gastal Porto. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Geziel da Silva de Souza e teve, como secretário Bruno Rosa do Nascimento.
O projeto foi considerado prioritário obtendo a nota final de 5,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS