Processo nº 00361/2022
Parecer nº 440/2022 CEC/RS
Projeto “NATAL BRILHA SOLEDADE NO MORRO DA CRUZ - 1ª EDIÇÃO - 2022” .
QUESITO
NOTA
Dimensão simbólica
4
3
Conceituação temática
2
Originalidade e inovação estética
1
Dimensão cidadã
5
Pluralidade, acessibilidade e inclusão
Democratização do acesso / gratuidade
Dimensão econômica
Distribuição dos valores
Investimento local / próprio
Relevância
Oportunidade
Viabilidade
Nota de Prioridade
3,83
O presente projeto visa realizar o 1° Natal Brilha Soledade no Morro da Cruz, com apresentação cênica do Auto de Natal – “O Nacimento”. No ano de 2021 foi apresentado na cidade de Soledade, a peça teatral "O NASCIMENTO", produzido um grupo de professores e pessoas da comunidade que contando com a instrumentalização do Poder Público através das oficinas do Centro Cultural Municipal, se mobilizou para a realização de um singelo, mas encantador espetáculo intitulado Auto de Natal – O NASCIMENTO, que foi realizado em frente à igreja matriz no centro da cidade, que encantou aos que assistiram. Com este projeto propõem-se levar esta apresentação para um numero maior de público em um ponto turístico localizado em bairro periférico da cidade, buscando desta forma decentralizar esta manifestação cultural, oportunizando seu acesso a um público mais carente, menos favorecido e com menor acesso a manifestações culturais, assim ampliando a formação de platéia para esta apresentação e integrando a comunidade local com as artes do teatro e da música em um espetáculo que retrata o nascimento de Cristo através dos olhos de um caixeiro viajante.
A gratuidade da apresentação é uma das principais medidas cidadãs deste projeto. Como forma de democratização de acesso a todos os públicos, não haverá cobrança, tampouco distribuição de ingressos. Oferecer ao público momentos culturais com acesso livre, em especial aos que residem no bairro do Morro da Cruz, uma comunidade carente e com dificuldade de acesso a manifestações artísticas de qualidade, permitem a aquisição de conhecimento durante o lazer, possibilitam a participação responsável e consciente dos indivíduos na sociedade por meio da cultura, arte e história e promovem integração social
Contando com rampas de acesso, banheiros adaptados, lugares reservados para pessoas obesas e idosos. Já para atender aos deficientes auditivos, a apresentação contará com interprete de libras e os deficientes visuais, poderão acompanha-la por meio da linguagem oral. À comunidade local, serão oferecidas, gratuitamente, oficinas de interpretação a ser desenvolvida pelo Departamento Cultural Municipal, sem custos ao projeto. Tal oficina tem por objetivo despertar o interesse pelas manifestações culturais e artísticas e preparar o elenco que estará desenvolvendo a apresentação deste espetáculo, bem como de outros que virão.
Em conclusão, o projeto “NATAL BRILHA SOLEDADE NO MORRO DA CRUZ - 1ª EDIÇÃO - 2022” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 163.800,00 (cento e sessenta e três mil e oitocentos reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 19 de agosto de 2022.
Informe:
Sessão realizada dia 23 de agosto de 2022.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Cristiano Laerton Goldschmidt, Nicolas Beidacki, Paulo Leônidas Fernandes de Barros e Vitor Rolim de Mesquita. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Paulo Leônidas e teve, como secretário Vitor Mesquita.
O projeto obteve a nota final de 3,83 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Os projetos cuja nota for inferior à nota do último classificado na lista de espera, por não terem mais chances de serem priorizados, terão sua tramitação no conselho encerrada.
Maria Silveira Marques
Presidente Interina do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS