Processo nº 00578/2022
Parecer nº 512/2022 CEC/RS
Projeto “ONDAS DE NATAL CULTURAL 2022” .
QUESITO
NOTA
Dimensão simbólica
4
3
Conceituação temática
2
Originalidade e inovação estética
1
Dimensão cidadã
Pluralidade, acessibilidade e inclusão
Democratização do acesso / gratuidade
Dimensão econômica
Distribuição dos valores
Investimento local / próprio
Relevância
Oportunidade
Viabilidade
5
Nota de Prioridade
4,06
O projeto tem relevância e é oportuno por: apresentar em sua dimensão simbólica o objetivo de regionalizar a produção cultural e artística do município de Rio Grande e Praia do Cassino, bem como reforça-los como centro cultural do Sul do estado e se desafiar a contar a história do Natal no Litoral Gaúcho; em sua dimensão econômica se propõem a valorizar os agentes da cultura local e fazer um entrelaçamento das linguagens do artesanato, música, dança, teatro, circo e outros agentes e trabalhadores vinculados a área da produção cultural.
Recomendamos: uma atenção especial no que se refere a sua dimensão cidadã, pois embora o projeto em sua argumentação apresentar a justificativa do “desenvolvimento e interação humana” como um dos aspectos da dimensão econômica, não apresenta nenhuma opção de acessibilidade cultural a pessoas com necessidades especiais, como: mobilidade reduzida, deficiência visual e deficiência auditiva.
O projeto demostra-se viável, pois apresenta o compromisso de apoio do município de 14,9% e cartas de intenção de patrocínio referente a 55,97% do valor solicitado.
Em conclusão, o projeto “ONDAS DE NATAL CULTURAL 2022” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 714.612,10 (setecentos e quatorze mil, seiscentos e doze reais e dez centavos) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 09 de setembro de 2022.
Informe:
Sessão realizada dia 19 de setembro de 2022.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Cristian Bernich, Luciana Thomé, Paulo Roberto Tavares, Ranieri Zilio Moriggi. A reunião foi coordenada pelo conselheira Luciana Thomé e teve, como secretário o conselheiro Ranieri Zilio Moriggi.
O projeto obteve a nota final de 4,06 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Conforme Resolução Interna 05/2022, os projetos foram submetidos à priorização de projetos nos dias 30/09/22 e 01/10/22 e, considerados não prioritários, retornam para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS