Processo nº 00546/2022
Parecer nº 474/2022 CEC/RS
Projeto “CANDEEIRO DA CANÇÃO NATIVA - 11ª EDIÇÃO - 2022”.
QUESITO
NOTA
Dimensão simbólica
3
Conceituação temática
2
Originalidade e inovação estética
1
Dimensão cidadã
5
Pluralidade, acessibilidade e inclusão
Democratização do acesso / gratuidade
Dimensão econômica
Distribuição dos valores
Investimento local / próprio
Relevância
Oportunidade
Viabilidade
Nota de Prioridade
4,39
O projeto é relevante e oportuno por: apresentar em sua dimensão cidadã um cuidado com as práticas de democratização do acesso, formação de plateia, medidas de acessibilidade (rampas de acesso e tradução libras) e promover a arrecadação de alimentos não perecível a serem doados a famílias necessitadas; em sua dimensão econômica apresentar uma distribuição adequada dos recursos destinados ao atendimento das rubricas referentes as atividades artísticas e culturais propostas;
Recomendamos: uma atenção especial no que se refere a argumentação da dimensão simbólica (conceituação temática, originalidade e inovação estética), utilizando este espaço para discorrer de forma mais consistente sobre as atividades e atrações relacionando-as às metas do projeto, no tocante a seu caráter educativo, formativo e ou de fomento à produção e ou salvaguarda de bens culturais; a valorização das manifestações culturais locais; e a pesquisa e o desenvolvimento da Linguagem (por isso o não recebimento da nota integral neste item).
O projeto demostra-se viável, embora não tenha apresentado Cartas de Intenção de Patrocínio, o que contribuiria para uma melhor avaliação no item viabilidade.
Em conclusão, o projeto “CANDEEIRO DA CANÇÃO NATIVA - 11ª EDIÇÃO - 2022” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 228.660,00 (duzentos e vinte e oito mil e seiscentos e sessenta reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 09 de setembro de 2022.
Informe:
Sessão realizada dia 08 de setembro de 2022.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Cristian Bernich, Luciana Thomé, Paulo Roberto Tavares, Ranieri Zilio Moriggi e Sandro Giordani. A reunião foi coordenada pelo conselheira Luciana Thomé e teve, como secretário o conselheiro Ranieri Zilio Moriggi.
O projeto obteve a nota final de 4,39 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Conforme Resolução Interna 05/2022, os projetos foram submetidos à priorização de projetos nos dias 16/09/22 e 30/09/22 e, considerados não prioritários, retornam para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS