Processo nº 00443/2022
Parecer nº 412/2022 CEC/RS
Projeto “Natal de Esperança Butia”.
QUESITO
NOTA
Dimensão simbólica
4
3
Conceituação temática
2
Originalidade e inovação estética
1
Dimensão cidadã
Pluralidade, acessibilidade e inclusão
Democratização do acesso / gratuidade
Dimensão econômica
Distribuição dos valores
Investimento local / próprio
Relevância
Oportunidade
Viabilidade
5
Nota de Prioridade
3,17
O projeto, além da gratuidade do acesso, não apresenta ações efetivas de inclusão que beneficiem e oportunizem a participação de pessoas com deficiências. Não há investimento local, tampouco carta de intenção de patrocínio. A planilha orçamentária também apresenta desequilíbrio nos valores distribuídos entre custos de produção e remuneração de artistas. Embora o projeto seja oportuno pelo significado da data natalina, ele apresenta muitas fragilidades, inclusive apontadas pelo SAT/Sedac. Pelo conjunto dessas fragilidades de seu planejamento, sua relevância e viabilidade perdem força.
Em conclusão, o projeto “Natal de Esperança Butia” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 260.654,58 (duzentos e sessenta mil, seiscentos e cinquenta e quatro reais e cinquenta e oito centavos) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 18 de agosto de 2022.
Informe:
Sessão realizada dia 18 de agosto de 2022.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Cristiano Laerton Goldschmidt, Nicolas Beidacki, Paulo Leônidas Fernandes de Barros e Vitor Rolim de Mesquita. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Paulo Leônidas e teve, como secretário Vitor Mesquita.
O projeto obteve a nota final de 3,17 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Conforme Resolução Interna 05/2022, os projetos foram submetidos à priorização de projetos nos dias 22/08/22 e 01/09/22 e, considerados não prioritários, retornam para arquivo.
Maria Silveira Marques
Presidente Interina do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS