Processo nº 00575/2022
Parecer nº 511/2022 CEC/RS
Projeto “FESTERÊ DO BEM - 1ª EDIÇÃO - 2022” .
QUESITO
NOTA
Dimensão simbólica
3
Conceituação temática
2
Originalidade e inovação estética
1
Dimensão cidadã
4
Pluralidade, acessibilidade e inclusão
Democratização do acesso / gratuidade
Dimensão econômica
Distribuição dos valores
Investimento local / próprio
Relevância
Oportunidade
Viabilidade
5
Nota de Prioridade
4,06
O projeto "Festerê do Bem" apresenta mérito em sua dimensão simbólica, oito apresentações musicais com grupos regionais, ainda que não tenha elementos originais ou inovadores. Na dimensão cidadã, a pluralidade é ofertada pela variedade musical de sua entrega, mas a proposta não apresenta medidas específicas de inclusão social relativas a PCDs e idosos. A distibuição de valores em suas rubricas está adequada. A gratuidade do acesso aos espetáculos valoriza e corresponde aos objetivos do recurso público a cidadania. Por outro lado apontamosa ausência do investimento direto local da Prefeitura ou de mecenato. O projeto revela uma satisfatória relevância e oportunidade. A apresentação em anexo de Carta de Patrocínio foi considerada importante pois apresenta um percentual acima de 50% do valor solicitado dando consistência a sua execução e viabilidade.
Em conclusão, o projeto “FESTERÊ DO BEM - 1ª EDIÇÃO - 2022” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 252.400,00 (duzentos e cinquenta e dois mil e quatrocentos reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 19 de setembro de 2022.
Informe:
Sessão realizada dia 19 de setembro de 2022.
A Comissão Especial V de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Cristiano Laerton Goldschmidt, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa, Vera Cristina Meneghini. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Paulo Leônidas Fernandes de Barros e teve, como secretária a conselheira Vera Cristina Meneghini.
O projeto obteve a nota final de 4,06 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Conforme Resolução Interna 05/2022, os projetos foram submetidos à priorização de projetos nos dias 15/10/22 e 31/10/22 e, considerados não prioritários, retornam para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS