Processo nº 00711/2022
Parecer nº 593/2022 CEC/RS
Projeto “ILLUMINARTE - 1ª EDIÇÃO - 2023” .
Pretende-se com o projeto IlluminArte, circular por quatro municípios gaúchos com o Espetáculo Illumina, contribuindo para a valorização e a expansão cultural, despertando o interesse do público em geral pelo canto coral e pela música instrumental. O repertório do Coral Illumina envolve dez idiomas, sendo português, inglês, francês, japonês, alemão, italiano, espanhol, latim, aramaico e chinês. O Coral foi formado em 2014, pela regente Juliana Pires e pelo violonista Matheus Lopes, na EMEF Duque de Caxias, em Santa Maria, e mais tarde o projeto social abriu as portas para mais quatro escolas. O principal objetivo do trabalho foi educar culturalmente as crianças, apresentando novos estilos musicais, corais e compositores como: Chico Buarque, Giuseppe Verdi, Beto Pires, Les Choristes, entre outros.
Para as apresentações desse projeto, são 25 integrantes do Coral Illumina, entre crianças, adolescentes e adultos provenientes de diferentes escolas públicas de Santa Maria, acompanhados por alguns integrantes da Orquestra Sinfônica de Santa Maria, fundamentando assim, o poder integrador e transformador que música possui. A grande importância do espetáculo está em levar aos palcos de quatro cidades, o resultado do trabalho dos alunos integrantes do Coral Illumina, realizado nos últimos oito anos, e mostrar para as localidades escolhidas o potencial artístico no campo da educação musical com o canto coral.
Promove a democratização de acesso pela sua gratuidade, realizado em locais de fácil acesso e, ainda, será disponibilizado vídeo das apresentações no canal do Youtube da proponente, facilitando o acesso às ações culturais e também formação de novas plateias. As atividades serão realizadas em locais adequados para cumprir as exigências legais de acessibilidade física. Haverá profissionais preparados para orientar, conduzir e guiar pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O local permitirá a estas pessoas, bem como seus acompanhantes, visualizar e participar das apresentações com a mesma qualidade das demais. Para facilitar o acesso ao conteúdo, contará com interprete de libras. Todas as ações do projeto serão amplamente divulgadas por meio da mídia espontânea e mídia paga.
Cidades: Santa Maria, Uruguaiana, Pelotas, Gramado
Cada apresentação terá duração de uma hora, com classificação etária livre. Os locais das apresentações (igrejas), cedidos gratuitamente, estão situados em locais privilegiados das cidades, de fácil acesso. Cabe salientar que o projeto não possui cunho religioso e os locais foram escolhidos em função da acústica favorável para esse tipo de apresentação e pela gratuidade do espaço disponibilizado
Em conclusão, o projeto “ILLUMINARTE - 1ª EDIÇÃO - 2023” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 141.065,00 (cento e quanrenta e um mil e sessenta e cinco reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 04 de outubro de 2022.
Informe:
Sessão realizada dia 04 de outubro de 2022.
A Comissão Especial IV de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anacarla Oliveira Flores, Ben Wilson Conceição Berardi, Nicolas Beidacki, Rodrigo Lentino Machado e Vitor Rolim de Mesquita. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Vitor Mesquita e teve, como secretário, Nicolas Beidacki.
O projeto obteve a nota final de 4,56 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Conforme Resolução Interna 05/2022, os projetos foram submetidos à priorização de projetos nos dias 15/10/22 e 31/10/22 e, considerados não prioritários, retornam para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS