Processo nº 00581/2022
Parecer nº 521/2022 CEC/RS
Projeto “NATAL ILUMINADO DA QUARTA COLÔNIA - 16ª EDIÇÃO” .
QUESITO
NOTA
Dimensão simbólica
5
3
Conceituação temática
2
Originalidade e inovação estética
Dimensão cidadã
4
Pluralidade, acessibilidade e inclusão
Democratização do acesso / gratuidade
Dimensão econômica
Distribuição dos valores
Investimento local / próprio
1
Relevância
Oportunidade
Viabilidade
Nota de Prioridade
3,83
Apesar de valorizar as Manifestações Culturais Locais e possui Pesquisa e o Desenvolvimento da Linguagem, inclusive com o intercâmbio com Parintis; no todo o projeto não é focado no tema principal que é o Natal.
Natal é uma festa de celebração que vai além do foco religioso; promove a comunhão, a integração. Embora se revista de estética diversa; o tema principal deve ser o Natal.
A nota máxima é reservada apenas a projetos que demonstrem preocupação efetiva em promover a diversidade, com medidas concretas para tal, seja na programação, seja nas atividades propostas.
100% gratuito com transmissão pela rede social.
Distribuição de valores é equilibrada. Sugiro atenção, quanto ao item 3.1, serviços contábeis que pelo escopo do projeto deveria ter remuneração maior.
Não há investimento por parte das prefeituras. Não tem carta de intenção de patrocínio.
O projeto está em sua 16ª edição, o que favorece sua relevância para a comunidade. Atende ao Palno Estadual De Cultura; porém, não há legado ou interesse de empresas locais.
O projeto não atende em sua integralidade às dimensões econômica, simbólica e cidadã.
O projeto para receber viabilidade com nota máxima precisa apresentar carta de intenção de patrocínio de no mínimo 50%. Entretanto, seu histórico revela ser viável e exequível.
Em conclusão, o projeto “NATAL ILUMINADO DA QUARTA COLÔNIA - 16ª EDIÇÃO” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 403.960,00 (quatrocentos e três mil e novecentos e sessenta reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 20 de setembro de 2022.
Informe:
Sessão realizada dia 21 de setembro de 2022.
A Comissão Especial IV de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anacarla Oliveira Flores, Ben Wilson Conceição Berardi, Nicolas Beidacki, Rodrigo Lentino Machado e Vitor Rolim de Mesquita. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Vitor Mesquita e teve, como secretário, Nicolas Beidacki.
O projeto obteve a nota final de 3,83 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Os projetos cuja nota for inferior à nota do último classificado na lista de espera, por não terem mais chances de serem priorizados, terão sua tramitação no conselho encerrada.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS