Processo nº 01169/2022
Parecer nº 062/2023 CEC/RS
Projeto “16ª POLFEST INTERNACIONAL - FESTA TÍPICA POLONESA - PARTE CULTURAL 2023” .
O projeto 16ª Polfest Internacional – Festa Típica Polonesa – Parte Cultural 2023 pretende realizar nos dias 25 – 26 – 27 e 28 de Maio de 2023 de forma gratuita atividades como o Cerimonial do Ognisko o Quebra Gelo, Encenação Teatral do Casamento Típico Polonês, Danças Folclóricas com diversos grupos e também da Argentina, Ballet Ucraniano e participação da Invernada Artística do CTG Guerreiros das Missões como forma de respeito, Shows variados, 7º Encontro de Bandoneonistas e Violonistas (concurso de música instrumental), Festival do Pierogi, Missa traduzida em Polonês,, Escolha do Polskie Dzieczi, Lançamento do Livro “ Odisseia Viking da Suécia à Colônia Guarany e à Guarani das Missões: O Sonho e a Realidade” e um debate com músicos dos Municípios colonizadores de poloneses.
Na dimensão simbólica, o projeto agrega extrema relevância aliando a arte a música o Teatro e o Folclore, costumes e tradições da colonização polonesa, estando de acordo com sua conceituação temática, quando propõe através das atividades da cultura polonesa ao público em geral de forma gratuita a oportunidade de apreciação e valorização de manter viva a cultura de seus descendentes colonizadores da imigração polonesa, despertando a importância de se sentir pertencente ao um grupo étnico cultural reconhecendo-se através da cultura e a tradição de sua identidade. Na originalidade e inovação estética, o projeto se destaca trazendo nessa edição inovações em relação as edições anteriores, sentindo a necessidade de mostrar a originalidade da cultura polonesa com diversas atividades todas voltadas a tradição polonesa, embora os grupos de danças folclóricas sejam os mesmos integrantes buscam inovar nas apresentações artísticas, beneficiando toda uma comunidade local e regional bem como ter apresentações com a participação de grupos de dança de países do Mercosul. Destaca ainda o lançamento de um livro escrito e ilustrado da história da colonização sueca por serem os primeiros a colonizar essa localidade após se deu a chegada de imigrantes da colonização polonesa que ali se estalaram e permanecem até os dias atuais.
Na dimensão cidadã, o projeto tem a preocupação com a pluralidade, acessibilidade e inclusão, quando oportuniza diversas atrações culturais de origem polonesa possibilitando toda uma etnia local, regional e internacional a se identificarem através das gerações, costumes e tradições democratizando o acesso e o interesse pela cultura mantendo as vivencias e a manutenção da língua materna ministradas em escolas locais. Como forma de viabilizar a acessibilidade física, os locais onde serão realizadas as apresentações, contam com acessibilidade para cadeirantes e pessoas com deficiência bem como idosos com local reservado e de fácil acesso, conta ainda com PPCI conforme alvará em anexo, não prevê contratação de um tradutor em libras para pessoas com deficiência auditiva pois as atrações requerem um profissional, pois projeto prevê missa e encenação de Cerimônia de casamento típico Polonês entre outras tantas apresentações o que dificulta pessoas desse grupo a ter acesso. A pluralidade e inclusão entende-se que os grupos de apresentações contemplem esse quesito. No quesito democratização do acesso / gratuidade, o projeto propõe as apresentações em espaço do Parque Municipal de Eventos Clemente Vicente Binkowiski, local de ampla circulação, oportunizando o acesso ao público em geral, ampliando a formação de plateia nos quatro dias do evento onde ocorrerão as atividades culturais. Tratase de um projeto totalmente gratuito que estará contribuindo ativamente para o incentivo ao consumo da dança, teatro, música e outras diversas atrações e competições.
Na dimensão econômica, no quesito da distribuição dos valores, conforme apresenta na planilha de custos, o projeto proporcionará a geração de emprego e renda dos músicos, dos grupos de dança, premiação com valores aos competidores do Festival de música instrumental, os valores apresentam uma disparidade entre os competidores, coordenação, equipes técnicas e pessoal de apoio, a locação de equipamentos, estrutura física para as apresentações e a contratação de serviços diversos, impactando os setores da cultura e a economia local. Porém chama atenção aos valores da equipe técnica da planilha de custo.
No Investimento local/próprio, o projeto não apresenta nenhuma carta de anuência e/ou aporte financeiro seja das prefeituras/empresas locais/regionais ou qualquer tipo de investimento próprio.
Na relevância, o projeto faz correlação da arte da música do teatro da dança entre outros atrativos propostos no projeto, possibilitando toda uma comunidade local regional e internacional ao acesso à cultura típica polonesa, o que o torna extremamente relevante.
Na oportunidade, o projeto oportunizará para a comunidade da cidade de Guarani das Missões também conhecida como Capital Polonesa dos Gaúchos e região de forma gratuita inúmeras apresentações nos quatro dias dos eventos, extremamente importantes para organizadores, participantes e visitantes o privilégio de vivenciar e valorizar a cultura polonesa seja através de incentivo ou até mesmo o reconhecimento, e o respeito pela etnia polonesa.
Na viabilidade, o projeto demostra ter capacidade de realização, porém não apresenta nenhuma carta de intenção de patrocínio ou se quer de apoio ou aporte financeiro, seja das prefeituras/empresas locais/regionais ou qualquer tipo de investimento próprio, o que reduz sua pontuação neste quesito.
Conclusão
O Projeto se destaca em sua dimensão simbólica e cidadã atendendo aos critérios na sua gratuidade e acessibilidade, com a preocupação de acessibilidade e inclusão, através das apresentações propostas. Nos quesitos relevância e oportunidade atende todos os requisitos para ter pontuação máxima.
Por não apresentar nenhuma carta de intenção de patrocínio ou se quer de apoio ou aporte financeiro, seja das prefeituras/empresas locais/regionais ou qualquer tipo de investimento próprio, o que reduziu sua nota nos quesitos “viabilidade e dimensão econômica”. Houve uma série de diligencias feitas pelo SAT/Seduc todas respondidas pelo proponente. Fica com Nota de Prioridade 4,39.
Em conclusão, o projeto “16ª POLFEST INTERNACIONAL - FESTA TÍPICA POLONESA - PARTE CULTURAL 2023” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 208.200,00 (duzentos e oito mil e duzentos reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 13 de janeiro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 17 de janeiro de 2023.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Luciana Thomé, Nicolas Beidacki, Rejane Beatriz Verardo, Rodrigo Lentino Machado, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa, Vera Cristina Meneghini. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve, como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto obteve a nota final de 4,39 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Conforme Resolução Interna 05/2022, os projetos foram submetidos à priorização de projetos nos dias 30/01/23 e 31/01/23 e, considerados não prioritários, retornam para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS