Processo nº 00649/2022
Parecer nº 503/2022 CEC/RS
Projeto “FESTIVAL DELLA CANZONE ITALIANA DE SARANDI 2022”.
QUESITO
NOTA
Dimensão simbólica
4
3
Conceituação temática
2
Originalidade e inovação estética
1
Dimensão cidadã
Pluralidade, acessibilidade e inclusão
Democratização do acesso / gratuidade
Dimensão econômica
Distribuição dos valores
Investimento local / próprio
Relevância
Oportunidade
Viabilidade
5
Nota de Prioridade
3,78
O Projeto 3º Festival Della Canzone Italiana de Sarandi se trata de um festival de intérpretes exclusivamente de música italiana. São 04 categorias com 40 intérpretes. Categoria Municipal Bambini, Categoria Municipal Adulta, Categoria Nacional Bambini, Categoria Nacional Adulta. Serão 2 dias em formato hibrido no Ginásio Municipal com cedência da prefeitura. Após análise entende-se que o projeto está em conformidade na sua dimensão simbólica, atende a relevância e compromisso de levar um produto cultural para cidades que precisam manter suas raízes culturais. O projeto apresenta boa proposta de gratuidade podendo ser ampliada com a participação junto as comunidades do interior / escolas.
Condicionantes
Sugerimos especificar a abrangência de “língua italiana”. Contar com profissional ou estudioso da colonização italiana para contribuir com a apresentação do projeto. Aproximar a música junto as comunidades do interior e escolas, com oficinas.
Sugestão: Em face ao mérito cultural examinado e aprovado verificar as cartas de patrocínio pois não condizem com o projeto.
Em conclusão, o projeto “FESTIVAL DELLA CANZONE ITALIANA DE SARANDI 2022” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 144.408,50 (cento e quarenta e quatro mil, quatrocentos e oito reais e cinquenta centavos) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 12 de setembro de 2022.
Informe:
Sessão realizada dia 15 de setembro de 2022.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Cristian Bernich, Luciana Thomé, Paulo Roberto Tavares, Ranieri Zilio Moriggi e Sandro Giordani. A reunião foi coordenada pelo conselheira Luciana Thomé e teve, como secretário o conselheiro Ranieri Zilio Moriggi.
O projeto obteve a nota final de 3,78 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Os projetos cuja nota for inferior à nota do último classificado na lista de espera, por não terem mais chances de serem priorizados, terão sua tramitação no conselho encerrada.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS