Processo nº 00635/202
Parecer nº 486/2022 CEC/RS
Projeto “NATAL ENCANTADO - 1ª EDIÇÃO - 2022” .
QUESITO
NOTA
Dimensão simbólica
2
3
Conceituação temática (A programação cultural frágil relação procura estabelecer com a temática da data comemorativa, salvo a participação de dois conjuntos musicais e a decoração da praça.)
1
Originalidade e inovação estética (O evento por se tratar de um conjunto de 10 apresentações musicais, pouco explora o potencial criativo de artistas locais. Ademais, concentra-se em uma única linguagem artística que é a música. Em relação à decoração natalina, não se visualiza no projeto a contratação de profissionais especialista)
Dimensão cidadã
Pluralidade, acessibilidade e inclusão (Identifica-se a preocupação em incluir pessoas com deficiência na etapa de divulgação, contudo não são previstos meios de inclusão durante os 5 dias de realização do evento.)
Democratização do acesso / gratuidade (Prevê gratuidade para a população acessar o evento.)
Dimensão econômica
4
Distribuição dos valores (Identifica-se equilíbrio na distribuição dos valores.)
Investimento local / próprio (Reconhece-se as cartas de intenção de patrocínio e a contrapartida da prefeitura municipal.)
Relevância (É relevante para a população de Santa Rosa visto se tratar de um evento comemorativo ao Natal, após longo período de ausência de convívio em função da pandemia.)
Oportunidade (É um projeto cuja oportunidade se destaca pelo fator descentralização dos recursos culturais oriundos do Estado. )
Viabilidade (Verifica-se que as cartas de intenção de patrocínio e contrapartida da prefeitura não totalizam 50% do valor total do projeto. Ainda, por se tratar da primeira edição do evento, e escassos profissionais especialistas na área de decoração, torna a viabilidade não ser garantida.)
5
Nota de Prioridade
2,89
O projeto apresenta fraca adesão à temática, restrita acessibilidade para além da divulgação do evento e limitada participação de especialistas em decoração de ruas. Ademais, o proponente submete em simultâneo outros dois projetos natalinos ao financiamento LIC. Contudo, louva-se o interessa da prefeitura municipal e as cartas de intenção de patrocínio da iniciativa privada.
Em conclusão, o projeto “NATAL ENCANTADO - 1ª EDIÇÃO - 2022” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 274.600,00 (duzentos e setenta e quatro mil e seiscentos reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 13 de setembro de 2022.
Informe:
Sessão realizada dia 14 de setembro de 2022.
A Comissão Especial III de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Bruno Rosa do Nascimento, Geziel da Silva de Souza, Neimar Pires Rodrigues, Plínio José Borges Mósca, Renata Gastal Porto. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Geziel da Silva de Souza e teve, como secretário Bruno Rosa do Nascimento.
O projeto obteve a nota final de 2,89 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Os projetos cuja nota for inferior à nota do último classificado na lista de espera, por não terem mais chances de serem priorizados, terão sua tramitação no conselho encerrada.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS