Processo nº 00805/2022
Parecer nº 721/2022 CEC/RS
Projeto “CARNAVAL DA UNIDOS DA VILA ISABEL: O QUE VALE OURO? VIAMãO ESPETáCULO DA VIDA. - 1ª EDIÇÃO - 2023” .
O presente visa buscar financiamento através do Sistema Pró-cultura, de parte dos recursos necessários para a realização completa do desfile da S.B.R.C.C.A.S Unidos de Vila Isabel no grupo especial do carnaval de Porto Alegre e para as demais atividades preparatórias.
Na dimensão simbólica, o projeto está em conformidade com os requisitos e o presente projeto prevê 2 ensaios, 1 evento de apresentação do projeto, execução do desfile temático e aquisição de 55 instrumentos musicais. Um desfile de escola de samba mobiliza centenas de participantes de toda a comunidade abraçando diversas formas culturais. Apresenta certa inovação ao propor a realização de um evento de carnaval com participação comunitária.
Na dimensão cidadã, Não contempla espaço para pessoas com alguma limitação motora e nenhum outro tipo de acessibilidade e inclusão no projeto e nem em valores destinados. Supõe-se que no desfile oficial no espaço Porto Seco disponha de acessibilidade. Não menciona inclusão maior.
Oportunidade de participação da comunidade, do público local e interessados.
Na dimensão econômica, eventos que abordam as manifestações culturais de nosso povo necessitam de investimentos públicos. Apresenta boa distribuição de valores no geral. Remuneração dos principais participantes somente. Nenhum aporte local. Somente LIC.
Sinalizamos: que em face ao mérito cultural examinado deve-se buscar outras formas de financiamento que não totalmente da LIC. Incluir maiores ações afirmativas e inclusivas. Utilizar recursos próprios. Buscar cartas de intenção de patrocínio.
Conclusão:
Após análise entende-se que o projeto está em conformidade na sua dimensão simbólica, atende com relevância o compromisso de levar uma atividade cultural para as comunidades do Estado.
Em conclusão, o projeto “CARNAVAL DA UNIDOS DA VILA ISABEL: O QUE VALE OURO? VIAMãO ESPETáCULO DA VIDA. - 1ª EDIÇÃO - 2023” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 199.833,34 (cento e noventa e nove mil, oitocentos e trinta e três reais e trinta e quatro centavos) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 07 de novembro de 2022.
Informe:
Sessão realizada dia 08 de novembro de 2022.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Paulo Roberto Tavares, Ranieri Zilio Moriggi, Rejane Verardo e Sandro Giordani. A reunião foi coordenada e teve como secretário o conselheiro Ranieri Zilio Moriggi.
O projeto obteve a nota final de 4,33 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Conforme Resolução Interna 05/2022, os projetos foram submetidos à priorização de projetos nos dias 16/11/22 e 01/12/22 e, considerados não prioritários, retornam para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS