Processo nº 00602/202
Parecer nº 478/2022 CEC/RS
Projeto “NATAL MAIS ENCANTADO - 2ª EDIÇÃO - 2022” .
QUESITO
NOTA
Dimensão simbólica
5
3
Conceituação temática (Ocorre em dois locais da cidade: igreja matriz e casa de cultura)
2
Originalidade e inovação estética (Criação de um novo espetáculo natalino; Já existe uma sinopse do espetáculo Encanto do Natal; Programação diversificada: música, dança e artes cênicas)
Dimensão cidadã
4
Pluralidade, acessibilidade e inclusão (Ocorrerá apresentações de teatro das escolas municipais. Evento realizado em espaço aberto e serão reservados locais para pessoas com deficiência e respectivos acompanhantes. Distribuição de lixeiras para o descarte correto do lixo.)
Democratização do acesso / gratuidade (O evento é gratuito.)
Dimensão econômica
Distribuição dos valores (Conta com a participação de mais artistas locais do que de outros pontos do estado, porém o cachê dos segundos é maior. exemplo: Délcio Tavares, Orquestra da Ulbra, Claus e Vanessa. Trupe do papai Noel faz 9 apresentações, enquanto demais artistas fazem 1 apresentação.)
Investimento local / próprio (Receitas originárias da prefeitura no valor de 30.800,00.)
Relevância
Oportunidade (Gera emprego temporário na área da cultura para 30 atores e atrizes)
Viabilidade (Carta de intenção de patrocínio da empresa Fontana no valor de 180.00,00. É a segunda edição do evento. O anterior teve o valor de: 73.850,00 Cartas de anuência de todos os artistas.)
Nota de Prioridade
3,50
Obs.: O projeto apresenta relevância para o contexto histórico cultural da cidade e revela interessante proposição de criar um espetáculo de Natal que irá gerar o emprego temporário de 30 atores e atrizes. Os apoios prévios da prefeitura municipal e de entidade privada reforçam o diálogo de diferentes partes na realização do evento natalino em Encantado. Ainda, o projeto demonstra carácter cultural e educativo ao incorporar a participação de escolas municipais.
Em conclusão, o projeto “NATAL MAIS ENCANTADO - 2ª EDIÇÃO - 2022” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 349.360,00 (trezentos e quarenta e nove mil e trezentos e sessenta reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 12 de setembro de 2022.
Informe:
Sessão realizada dia 12 de setembro de 2022.
A Comissão Especial III de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Bruno Rosa do Nascimento, Geziel da Silva de Souza, Neimar Pires Rodrigues, Plínio José Borges Mósca, Renata Gastal Porto. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Geziel da Silva de Souza e teve, como secretário Bruno Rosa do Nascimento.
O projeto obteve a nota final de 3,50 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Os projetos cuja nota for inferior à nota do último classificado na lista de espera, por não terem mais chances de serem priorizados, terão sua tramitação no conselho encerrada.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS