Processo nº 00599/2022
Parecer nº 472/2022 CEC/RS
Projeto “COLEÇÃO AEIOU BILINGUE - 1ª EDIÇÃO - 2022” .
QUESITO
NOTA
Dimensão simbólica
4
3
Conceituação temática
2
Originalidade e inovação estética
1
Dimensão cidadã
5
Pluralidade, acessibilidade e inclusão
Democratização do acesso / gratuidade
Dimensão econômica
Distribuição dos valores
Investimento local / próprio
Relevância
Oportunidade
Viabilidade
Nota de Prioridade
4,06
A “Coleção AEIOU” é um projeto de artes integradas para produção de 1000 coleções de 6 livros infantis bilíngues com apresentação multimídia em libras disponibilizada em site.
Na dimensão simbólica, o proponente afirma que a coleção foi desenvolvida por uma equipe multidisciplinar composta por pedagoga, psicopedagoga, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, escritora e ilustradora. Criados para auxiliar na comunicação, reforço de vínculos e aprendizado das crianças inclusive as com transtornos do espectro autista. Em uma sociedade cada vez mais competitiva e centrada em resultados e conquistas a vida e acesso aos direitos do cidadão com necessidades especiais se torna cada vez mais difícil e restritivo as classes mais abonadas, sendo necessário sempre que possível a intervenção do estado como mediador e apoiador aos cidadãos que necessitam buscar seus direitos garantidos em lei.
Na dimensão cidadã, o projeto contempla a impressão de 1000 coleções com 6 livros cada para distribuição gratuita, sendo 66% para órgãos públicos e 10% para público em geral. Vídeo gratuito disponibilizado na internet em animação 2D com libras. Apresenta proposta adequada, inclusiva, com atuação em crianças especiais, libras, desenvolvido por equipe multidisciplinar. A proponente traz oportunidade a um público muitas vezes não contemplado pelas políticas públicas e com oportunidade de inclusão necessárias nos dias atuais. O projeto prevê manter mídia digital online de forma a estar disponível a todos.
Na dimensão econômica, cidades pequenas como as que serão privilegiadas com as coleções nem sempre conseguem ter acesso ao material proposto no projeto, de forma a ser bastante confortante a realização desta obra. O aproveitamento dos talentos locais ajuda a fomentar a econômica cultural local, propiciando o crescimento do setor literário e audiovisual entre outros.
O projeto integra o produtor cultural, segmento editorial, gráfico, mídia digital entre outros segmentos relevantes para a economia local e estadual.
Condicionantes
Corrigir a informação da gratuidade total da coleção para a quantidade expressa na planilha;
Sugestão: Em face ao mérito cultural examinado e aprovado sempre apresentar cartas de patrocínio. Apresenta concentração de recursos junto a editora. Procurar apresentar um enfoque mais cultural e menos didático.
Conclusão:
Após análise entende-se que o projeto atende a relevância e compromisso de levar um produto cultural, livro bilíngue com vídeo em libras, para diversas cidades do interior onde as oportunidades nem sempre chegam. O projeto apresenta boa proposta de gratuidade da coleção apresentada, destina parte para distribuição gratuita e contempla crianças com necessidades especiais.
Em conclusão, o projeto “COLEÇÃO AEIOU BILINGUE - 1ª EDIÇÃO - 2022” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 172.180,00 (cento e setenta e dois mil e cento e oitenta reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Em 28/09/2022 - Em virtude de Carta de Patrocinio anexada posteriormente, a nota de Viabilidade passou de 2 para 3. Desta forma a Nota de Prioridade passou a 4,06.
Porto Alegre, 06 de setembro de 2022.
Informe:
Sessão realizada dia 28 de setembro de 2022.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Cristian Bernich, Luciana Thomé, Paulo Roberto Tavares, Ranieri Zilio Moriggi e Sandro Giordani. A reunião foi coordenada pelo conselheira Luciana Thomé e teve, como secretário o conselheiro Ranieri Zilio Moriggi.
O projeto obteve a nota final de 4,06 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Conforme Resolução Interna 05/2022, os projetos foram submetidos à priorização de projetos nos dias 16/09/22 e 30/09/22 e, considerados não prioritários, retornam para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS