Processo nº 00650/2022
Parecer nº 573/2022 CEC/RS
Projeto “NATAL ILUMINADO DE SARANDI - 2ª EDIÇÃO”.
QUESITO
NOTA
Dimensão simbólica
4
3
Conceituação temática
2
Originalidade e inovação estética
1
Dimensão cidadã
Pluralidade, acessibilidade e inclusão
Democratização do acesso / gratuidade
Dimensão econômica
Distribuição dos valores
Investimento local / próprio
Relevância
Oportunidade
Viabilidade
5
Nota de Prioridade
3,78
Projeto da áreade Culturas Populares "Natal Iluminado de Sarandi - 2 Edição" é adequado em sua conceituação temática, espetáculos com encenações natalinas,bem caracterizado em sua estrutura de planejamento e sem aspectos inovadores ou originais na sua proposta. Na dimensão cidadã, a pluralidade é ofertada pela variedade de gêneros musicais, mas a proposta não apresenta medidas específicas de inclusão e relativo a democratização do acesso nos espetáculos não há indicação de como se dará o processo de ocupação e a distribuição dos lugares para cada espetáculo nos respectivos locais (Palácio Azambuja, Ginásio Pedro de Marco, Praça Farroupilha e Casa de Cultura). Apontamos infelizmente a presença da Prefeitura da cidade apenas como apoiadora do projeto (cedência dos espaços dos espetáculos) e não participante efetiva com aportes de recursos financeiros e serviços complementares, fragilizando o projeto no quesito Investimento Local.As Cartas de Patrocínio não form consideradas suficientes por não somarem valor acima de 50% do recurso solicitado, não garantindo assim uma plena garantia de sua viabilidade.
Em conclusão, o projeto “NATAL ILUMINADO DE SARANDI - 2ª EDIÇÃO” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 187.980,00 (cento e oitenta e sete mil e novecentos e oitenta reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 27 de setembro de 2022.
Porto Alegre, 28 de Setembro de 2022.
Informe:
Sessão realizada dia 28 de setembro de 2022.
A Comissão Especial V de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Cristiano Laerton Goldschmidt, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa, Vera Cristina Meneghini. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Paulo Leônidas Fernandes de Barros e teve, como secretária a conselheira Vera Cristina Meneghini.
O projeto obteve a nota final de 3,78 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Os projetos cuja nota for inferior à nota do último classificado na lista de espera, por não terem mais chances de serem priorizados, terão sua tramitação no conselho encerrada.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS