Processo nº 00630/2022
Parecer nº 515/2022 CEC/RS
Projeto “FALANDO AO CORAÇÃO” .
QUESITO
NOTA
Dimensão simbólica
5
3
Conceituação temática
2
Originalidade e inovação estética
Dimensão cidadã
Pluralidade, acessibilidade e inclusão
Democratização do acesso / gratuidade
Dimensão econômica
4
Distribuição dos valores
Investimento local / próprio
1
Relevância
Oportunidade
Viabilidade
Nota de Prioridade
4,28
O projeto é relevante e oportuno por apresentar a proposta de registrar e documentar de forma observacional, reflexiva e poética, uma família de imigrantes italianos que chegou na serra gaúcha/Brasil, no final do século XIX e que ainda se comunica com a língua/dialeto Talian. Além de trazer a intenção de contribuir com a preservação das tradições e dos costumes trazidos pelos imigrantes e fazer o contraponto deste conhecimento linguístico com opiniões e abordagens de pesquisadores do assunto.
Recomendamos: uma atenção especial na dimensão econômica, pois o projeto não apresenta investimento local e/ou próprio e nem específica com mais detalhes quais as funções de profissionais do audiovisual que serão contratados do município onde será realizado a gravação do documentário. O projeto demostra-se viável, embora não tenha apresentado Cartas de Intenção de Patrocínio, o que contribuiria para uma melhor avaliação no item viabilidade.
Em conclusão, o projeto “FALANDO AO CORAÇÃO” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 350.000,00 (trezentos e cinquenta mil reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 19 de setembro de 2022.
Informe:
Sessão realizada dia 21 de setembro de 2022.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Cristian Bernich, Paulo Roberto Tavares, Ranieri Zilio Moriggi e Sandro Giordani. A reunião foi coordenada e teve como secretário o conselheiro Ranieri Zilio Moriggi.
O projeto obteve a nota final de 4,28 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Conforme Resolução Interna 05/2022, os projetos foram submetidos à priorização de projetos nos dias 30/09/22 e 01/10/22 e, considerados não prioritários, retornam para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS