Processo nº 00624/202
Parecer nº 485/2022 CEC/RS
Projeto “NATAL ENCANTO DAS PEDRAS” .
QUESITO
NOTA
Dimensão simbólica
3
Conceituação temática
2
Originalidade e inovação estética (Se trata do Natal, as programações são as mesmas)
1
Dimensão cidadã
5
Pluralidade, acessibilidade e inclusão (PCD e Libras)
Democratização do acesso / gratuidade (Gratuito Fácil acesso)
Dimensão econômica
4
Distribuição dos valores
Investimento local / próprio (Prefeitura dispõe valores, mas não quantifica. Qual seria o valor que o município aposta nesses grupos?)
Relevância (Importância que tem o município na questão turística e por ser 18 anos o evento)
Oportunidade (Tem uma produção local. Fomenta a cadeia produtiva)
Viabilidade (Não há uma carta de intenções de financiamento pra 90% do projeto)
Nota de Prioridade
4,22
O projeto oportuniza a participação dos artistas locais e propõem uma diversidade de participação de seguimentos. Há apresentações de Teatro, Música e dança. Fomenta a cadeia produtiva. Acesso totalmente gratuito. Há disponibilização de cadeiras para o público com áreas reservadas ao público especial, inclusive com intérprete de libras. É um município de importância cultural e turística. São 18 anos de evento para uma cidade com 7400 habitantes e que recebe muitos turistas.
Qual o valor pago pela prefeitura aos grupos, Coral Municipal Canto das Pedras, Banda Municipal de Ametista do Sul, Violões Ametista em Harmonia? Seria de extrema importância quantificar em valores essa contribuição. Isso valoriza a nota no quesito investimento local. Apesar do questionamento os valores estão bem distribuídos. Há uma contribuição significativa da gestão local de R$ 34.000,00. A locação de palco, luz e sonorização são de uma empresa e os técnicos distribuídos em outras empresas, recomenda-se que a empresa que disponibiliza equipamento disponibilize os profissionais. Tal afirmação não inviabiliza o projeto porque os valores são modestos. Questiono a necessidade de um alto valor para mobiliário dos camarins.
Em conclusão, o projeto “NATAL ENCANTO DAS PEDRAS” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 340.705,00 (trezentos e quarenta mil e setecentos e cinco reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 13 de setembro de 2022.
Informe:
Sessão realizada dia 14 de setembro de 2022.
A Comissão Especial III de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Bruno Rosa do Nascimento, Geziel da Silva de Souza, Neimar Pires Rodrigues, Plínio José Borges Mósca, Renata Gastal Porto. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Geziel da Silva de Souza e teve, como secretário Bruno Rosa do Nascimento.
O projeto obteve a nota final de 4,22 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Conforme Resolução Interna 05/2022, os projetos foram submetidos à priorização de projetos nos dias 16/09/22 e 30/09/22 e, considerados não prioritários, retornam para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS