Processo nº 00765/2022
Parecer nº 681/2022 CEC/RS
Projeto “GRANDES HISTÓRIAS, PEQUENOS FORMATOS 2023” .
O projeto é relevante e oportuno por: em sua dimensão simbólica propor o fortalecimento da cena independente e autoral do audiovisual gaúcho, o fomento e o incentivo à realizadores e suas carreiras, ter um olhar voltado aos gêneros cinematográficos e a temáticas sociais e filosóficas; na dimensão econômica se comprometer a movimentar o mercado audiovisual através de um projeto continuado, gerando postos de trabalho diretos e indiretos, descentralizando recursos para um grande leque de profissionais, contudo não apresenta investimento local ou próprio, o que contribuiria para uma melhor pontuação neste quesito; na dimensão cidadã é louvável por propor uma inversão na lógica da distribuição, priorizando o lançamento em canal de TV por assinatura e a pronta liberação para plataforma on-line gratuita, porém não apresenta nenhum recurso de acessibilidade, o que também auxiliaria em uma melhor pontuação.
O projeto demonstra-se viável, mas não apresenta o índice mínimo de 50% de Cartas de Intenção de Patrocínio o que garantiria a pontuação integral nesse quesito.
Em conclusão, o projeto “GRANDES HISTÓRIAS, PEQUENOS FORMATOS 2023” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 345.000,00 (trezentos e quarenta e cinco mil reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 24 de outubro de 2022.
Informe:
Sessão realizada dia 25 de outubro de 2022.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Luciana Thomé, Paulo Roberto Tavares, Ranieri Zilio Moriggi e Sandro Giordani. A reunião foi coordenada pela conselheira Luciana Thomé e teve, como secretário o conselheiro Ranieri Zilio Moriggi.
O projeto obteve a nota final de 4,56 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Conforme Resolução Interna 05/2022, os projetos foram submetidos à priorização de projetos nos dias 31/10/22 e 16/11/22 e, considerados não prioritários, retornam para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS