Processo nº 00979/2022
Parecer nº 002/2023 CEC/RS
Projeto “ENTRAI - ENCONTRO DAS TRADIÇÕES ITALIANAS - 20ª EDIÇÃO - 2023” .
DIMENSÃO SIMBOLICA: Conceituação Tematica, O objetivo do evento é proporcionar o conhecimento sobre a história, a cultura, e o folclore italiano, valorizando assim o passado, o presente e o futuro, proporcionando o conhecimento e preservar as origens, contempla a diversidade cultural, em um evento para toda a família, há um trabalho de receptivo para os visitantes que mostra o acolhimento e um resgate as raízes dos descendentes, além das apresentações musicais locais e diversos shows, vão trabalhar também o artesanato típico italiano, costura de crochê, empalhamento de garrafões, os jogos coloniais trazem a proposta de resgatar suas raízes e valorizando o trabalho das famílias que vivem no meio rural. Este evento além de manter viva a cultura italiana no meio rural, oferece o conhecimento e a aprendizagem para as comunidades da cidade que vão visitar e participar do evento. Originalidade e Inovação Estética, mantém a questão da originalidade nas atividades culturais e artísticas assim como o artesanato colonial e os jogos coloniais ou experiências coloniais, pois são brincadeiras que remete a vida do imigrante, tornando a formação estética destes o princípio da vinda dos colonizadores, mostrando os costumes dos antepassados da vida na colônia.
Dimensão Cidadã: Pluralidade, Acessibilidade e Inclusão, a ENTRAI, movimenta a cultura, a economia, o turismo, a agricultura familiar, o artesanato, o clube de mães, estas entidades tem espaços gratuitos para fazerem as suas comercializações. O Clube de Mães, com o valor arrecadado elas destinam as instituições carentes, cestas básicas, promovem distribuições de sopas a moradores de rua, ajudam famílias carentes com fraldas, leite para as crianças, pois todo o valor que o clube de mães arrecadam demonstra um trabalho de cidadania. O evento está dentro de todas as normas do PPCI. Democratização do Acesso/Gratuidade, O projeto atenderá as exigências especificas com as medidas de acessibilidade, área para portadores de necessidades especiais, o evento será totalmente gratuito, será feita uma tiragem do material impresso gráfico em braile e entregue para AFADEV, para promover mais acessibilidade as pessoas com deficiência visual, terá tradutor de libras em tempo integral, que se realizaram no palco dos shows e nas atividades artísticas. Dimensão Econômica: Distribuição de Valores, o evento terá uma feira de exposição de produtos de diversos segmento, com o enfoque a agricultura familiar, produtos rurais, promovendo emprego e renda a produtores, os valores das atrações artísticas e de músicos que são as atividades da parte cultural do evento, assim como o estrutural do evento estão com os valores dentro do mercado para a prestação do serviço. Investimento Local/Próprio, o Entrai, tem recursos de comercialização de espaços, tem receitas originarias da Prefeitura de Farroupilha, e para complementar o custo do evento solicita o financiamento do sistema LIC, tem duas cartas de patrocínio em um total de R$100.000,00 (cem mil reais), o produtor tem histórico de eventos já captados, isto demonstra que o evento Entrai se realizará com pleno êxito na captação para complementar o valor solicitado.
Em conclusão, o projeto “ENTRAI - ENCONTRO DAS TRADIÇÕES ITALIANAS - 20ª EDIÇÃO - 2023” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 341.330,00 (trezentos e quarenta e um mil e trezentos e trinta reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 09 de janeiro de 2023.
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão realizada dia 09 de janeiro de 2023.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Luciana Thomé, Nicolas Beidacki, Rejane Beatriz Verardo, Rodrigo Lentino Machado, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa, Vera Cristina Meneghini. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve, como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto foi considerado prioritário obtendo a nota final de 5,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS