Processo nº 00801/2022
Parecer nº 684/2022 CEC/RS
Projeto “ORQUESTRA DE IMIGRANTE | TURNÊ ALEMANHA 2023”.
O projeto é interessante porque trata do intercâmbio cultural entre profissionais músicos de uma orquestra em turnê em um país como a Alemanha. A riqueza dessa oportunidade pode ser melhor explorada em um retorno cultural ao município que possa promover contrapartidas sociais envolvendo oficinas e medidas educativas com planos pedagógicos bem definidos e ate mesmo convidados, uma vez que a tecnologia hoje nos permite esse tipo de iniciativa. O projeto careceu de maior descrição sobre esse retorno para a comunidade de Imigrante, assim como os desdobramento para além de um show após um intercâmbio cultural tão relevante.
Cabe ressaltar que a aprovação previa em um Lei de Incentivo Federal ou Estadual não garante a aprovação em outro processo de seleção de projetos como a LIC. É preciso saber ler o contexto de pleito de cada tempo em cada esfera. A Avaliação dos projetos via LIC estadual obedecem a critérios específicos que são de caráter público em RI06/20 e precisam ser levados em conta para uma melhor classificação da priorização quinzenal.
Em conclusão, o projeto “ORQUESTRA DE IMIGRANTE | TURNÊ ALEMANHA 2023” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 498.200,00 (quatrocentos e oventa e oito mil e duzentos reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 24 de outubro de 2022.
Informe:
Sessão realizada dia 24 de outubro de 2022.
A Comissão Especial III de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Bruno Rosa do Nascimento, Geziel da Silva de Souza, João Carlos Salgado de Los Santos, Neimar Pires Rodrigues, Plínio José Borges Mósca, Renata Gastal Porto. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Geziel da Silva de Souza e teve, como secretário Bruno Rosa do Nascimento.
O projeto obteve a nota final de 2,56 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Os projetos cuja nota for inferior à nota do último classificado na lista de espera, por não terem mais chances de serem priorizados, terão sua tramitação no conselho encerrada.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS