Processo nº 00746/2022
Parecer nº 712/2022 CEC/RS
Projeto “BLOCO DA VELHA - BAILE DE MÁSCARAS - 11ª EDIÇÃO - 2023” .
O Projeto Bloco da Velha está muito bem elaborado e respondeu de modo satisfatório as diligências anotadas pelo CEC. Neste tempo a temática do carnaval invade o país e as realizações destes eventos populares são foco obrigatório na grande maioria das cidades brasileiras. A proposta de realizar um baile de máscaras popular, em ambiente controlado, para que toda a comunidade possa participar com uma determinada segurança é muito louvável. Todo o desenvolvimento e metodologia estão muito bem postos, porém a proposta esquece das questões essenciais de acessibilidade, que garantiriam a ampla participação de todos. Muito importante o aporte financeiro da LIC Municipal, assim como as intenções das empresas patrocinadoras. De outro modo é totalmente dispensável a proposta de fogos de artifícios, visto que já é prática condenada, por ofender algumas pessoas com deficiência e também os animais. O projeto é relevante, por ser manifestação da nossa cultura popular. Oportuno e viável, posto que já tem garantida partes significativas das possibilidades de apoio financeiro. Por tudo conduzo à aprovação do projeto com nota: 4,92.
Em conclusão, o projeto “BLOCO DA VELHA - BAILE DE MÁSCARAS - 11ª EDIÇÃO - 2023” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 367.438,92 (trezentos e sessenta e sete mil, quatrocentos e trinta e oito reais e noventa e dois centavos) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 08 de novembro de 2022.
Informe:
Sessão realizada dia 08 de novembro de 2022.
A Comissão Especial V de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Cristiano Laerton Goldschmidt, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa, Vera Cristina Meneghini. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Paulo Leônidas Fernandes de Barros e teve, como secretária a conselheira Vera Cristina Meneghini.
O projeto obteve a nota final de 4,92 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Conforme Resolução Interna 05/2022, os projetos foram submetidos à priorização de projetos nos dias 16/11/22 e 01/12/22 e, considerados não prioritários, retornam para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS