Processo nº 00824/2022
Parecer nº 792/2022 CEC/RS
Projeto “CAMILA DIESEL ENTREVISTA - 1ª EDIÇÃO - 2022” .
O projeto é relevante por: em sua dimensão simbólica propor a realização de 6 episódios de 60min de um talk show/podcast documentando e valorizando a trajetória de personalidades ligadas a diversidade da cultura do estado, também proporcionar espaço de divulgação do trabalho musical de 6 bandas gaúchas com difusão no Canal do YouTube da apresentadora, porém apresenta uma certa carência na originalidade e inovação estética; na dimensão econômica engloba diversos profissionais do entretenimento, da cena artística e musical, além de técnicos do audiovisual. Mas, não apresenta nenhum investimento local e próprio, o que contribuiria para uma melhor pontuação neste quesito; na dimensão cidadã promete a produção de conteúdo atemporal, a democratização da informação, dar acesso gratuito aos programas produzidos e a disponibilização do recurso de acessibilidade em Libras. Sugerimos o acréscimo do recurso de legendagem, haja visto que este recurso é facilitado na plataforma onde as produções serão disponibilizadas;
O projeto é oportuno, embora esteja situado na RF 1, região com maior aporte financeiro do Sistema Pró-Cultura RS, por este motivo não obteve nota integral neste quesito.
O projeto demonstra-se viável, mas não apresentou Carta de Intenção de Patrocínio, sendo que o recomendado é apresentação de um índice mínimo de 50% neste quesito.
Em conclusão, o projeto “CAMILA DIESEL ENTREVISTA - 1ª EDIÇÃO - 2022” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 147.750,00 (cento e quarenta e sete mil e setecentos e cinquenta reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 09 de novembro de 2022.
Informe:
Sessão realizada dia 22 de novembro de 2022.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anacarla Oliveira Flores, Cristiano Laerton Goldschmidt, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Paulo Roberto Tavares, Ranieri Zilio Moriggi, Vitor Rolim de Mesquita. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Paulo Leônidas Fernandes de Barros e teve, como secretário o conselheiro Ranieri Zilio Moriggi.
O projeto obteve a nota final de 4,33 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Conforme Resolução Interna 05/2022, os projetos foram submetidos à priorização de projetos nos dias 01/12/22 e 30/01/23 e, considerados não prioritários, retornam para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS