Processo nº 01155/2022
Parecer nº 163/2023 CEC/RS
Projeto “DA EUROPA E DA ARGENTINA PARA O RIO GRANDE DO SUL: INTEGRANDO CULTURAS - 2ª EDIÇÃO - 2023” .
O projeto visa, além de fazer cultura, ir ao encontro do país da Alemanha onde vieram outrora os desbravadores, contando sobre a iniciada em 1824 e mostrando à população alemã o que o povo gaúcho carrega de traços alemães em sua cultura. O projeto vem de encontro a proposta do Jacinto José Klein que irá ministrará sobre o que nosso estado tem de melhor em termos culturais, econômicos, esportivos, música, dança, festas como exemplo a Oktoberfestas, entre outros, visando oportunizar ao povo coirmão europeu a prestigiar o Bicentenário em 2024.
No aspecto da dimensão simbólica, proposta vai de encontro as virtudes que é apresentado pelo proponente, em cultivar as origens desde sua primeiras colonizações alemã no Brasil e no RS, além do mérito da originalidade pela suas característica, mas não apresenta algo inovador a não ser apresentações das bandas do segmento.
Em analise na questão de inclusão social e pluralidade, o projeto tem como preocupação destacar o alcance, além do acesso gratuito na democratização, beneficiando a todos sem quaisquer distinção, mas não enfatiza como será recepcionado as pessoas com deficiência física, acesso de priorização em frente ao palco, ou interprete de libras, tanto dentro do aspectos físicos como estruturais.
Na planilha de valores vejo que deveria ser mais bem distribuído e concentrado economicamente os custos para o investimento local, e oportunizando um olhar para cultura ,pois a proposta restringe a apenas um grupo, grande investimento conforme solicitado, além do aporte que ultrapassa 60% de investimento estrutural como viagens, não tendo como incentivo a classe profissional da cultura.
Projeto apresenta boa relevância, através do intercambio dos países, como também a preocupação em manter acessa a relação entre os povos, na oportunidade de manter a historia e colonização.
Na Viabilidade, por não apresentar nem uma carta de intenção de patrocínio, dentro da régua e quesitos, acaba perdendo pontos, e inviabilizando neste aspecto, sendo de extrema importância não só os apoios de órgãos locais, mas a participação de iniciativa privada.
Em conclusão, o projeto “DA EUROPA E DA ARGENTINA PARA O RIO GRANDE DO SUL: INTEGRANDO CULTURAS - 2ª EDIÇÃO - 2023” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 249.940,94 (duzentos e quarenta e nove mil, novecentos e quarenta reais e noventa e quatro centavos) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 23 de janeiro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 25 de janeiro de 2023.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Luciana Thomé, Nicolas Beidacki, Rejane Beatriz Verardo, Rodrigo Lentino Machado, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa, Vera Cristina Meneghini. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve, como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto obteve a nota final de 4,03 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Conforme Resolução Interna 05/2022, os projetos foram submetidos à priorização de projetos nos dias 30/01/23 e 31/01/23 e, considerados não prioritários, retornam para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS