Processo nº 00778/2022
Parecer nº 652/2022 CEC/RS
Projeto “CASCA 68 ANOS DE HISTÓRIA - 2ª EDIÇÃO - 2023” .
Conceituação temática: O projeto não é satisfatório na sua conceituação temática, pois sendo da área das culturas populares, coloca apenas shows musicais e gastronomia(jantar), verifica-se ausência de ações de formação.
Originalidade e inovação estética :A proposta não é inédita, tendo em vista a comemoração do aniversário do município, não apresenta aspectos inovadores, utiliza artistas apenas da área de música, poderia compor com outros seguimentos.
Dimensão cidadã
Pluralidade, acessibilidade e inclusão: Vale destacar ações de acessibilidade como ingressos gratuitos, espaço especial para deficientes , contratação de profissional de libras e até mesmo se necessário será transmitido o sistema de telão, mesmo não identificando ações de afirmação de gênero e etnias foi levada em consideração a pontuação máxima.
Democratização do acesso / gratuidade :Todas as atividades artísticas acontecem em espaço público de forma a possibilitar acesso pleno ao produto cultural proposto.
Dimensão econômica
Distribuição dos valores: Devemos sempre pensar no equilíbrio do valor destinado aos artistas de fora e locais, evitando a discrepância, não observamos ajuda de custo ou cachê simbólico aos jovens talentos mencionados no projeto, mesmo sido citado que a prefeitura mantém um convénio com professores que ministram aulas para esses jovens, porém a apresentação não seria dos professores e sim desses jovens artistas.
Relevância: O presente projeto não demonstra a existência de patrocinadores ou apoiadores diretos, e nem carta de intenção de patrocínio, vale lembrar a importante e significativa carta de anuência do Conselho Municipal de Cultura.
Oportunidade: Consideramos ausência de linguagem significativa e também não atende plenamente as dimensões simbólicas, embora haja um planejamento.
Viabilidade :O projeto não apresenta carta de intenção de patrocínio, sendo o que o torna viável somente através do valor captado pela LIC.
Em conclusão, o projeto “CASCA 68 ANOS DE HISTÓRIA - 2ª EDIÇÃO - 2023” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 96.850,00 (noventa e seis mil e oitocentos e cinquenta reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 19 de outubro de 2022.
Informe:
Sessão realizada dia 18 de outubro de 2022.
A Comissão Especial IV de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anacarla Oliveira Flores, Ben Wilson Conceição Berardi, Nicolas Beidacki, Rodrigo Lentino Machado e Vitor Rolim de Mesquita. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Vitor Mesquita e teve, como secretário, Nicolas Beidacki.
O projeto obteve a nota final de 3,50 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Os projetos cuja nota for inferior à nota do último classificado na lista de espera, por não terem mais chances de serem priorizados, terão sua tramitação no conselho encerrada.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS