Processo nº 00779/2022
Parecer nº 747/2022 CEC/RS
Projeto “EXPOCANTO - 13ª EDIÇÃO - 2022” .
Será realizado, através do projeto, o Festival da Música Gaúcha – “13º EXPOCANTO”, em Arroio Grande. Este festival é de grande importância para o município, sendo um grande incentivador da produção musical da região, com foco na música regional gaúcha em todos os seus estilos, quer nativos ou aculturados. Este evento será realizado em outubro de 2022 no Parque de Exposições Guilhermino Dutra João Thomaz Munoz. O público beneficiário terá acesso ao festival gratuitamente, sem cobrança de ingressos. Haverá, ainda, como medida de ampliação do acesso ao produto cultural, transmissão ao vivo do festival pelas redes sociais do Sindicato Rural de Arroio Grande. No festival são realizadas classificações com premiações, conforme regulamento em anexo.
Durante o 13º Expocanto serão realizados 03 shows musicais, um com o artista Leonel Gomes, um com o artista Joca Martins e outro com a Banda Tchê Guri. A contrapartida pelo benefício da utilização de recursos públicos será então a gratuidade total do evento, cujo público beneficiário terá acesso sem cobrança de ingressos. Não haverá cobrança de inscrição para os interessados a participarem do Festival Expocanto
O projeto conta com cartas de intenção de patrocínio para o seu valor total, conforme documentos em anexo.
O projeto tem o propósito de garantir a democratização de acesso à Cultura Regional Gaúcha em Município de pequeno porte, localizado em região periférica do Estado. O local de realização possui todos os requisitos necessários para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência e idosos: acessibilidade física e banheiros químicos próprios para idosos e pessoas com deficiência. Para a acessibilidade de conteúdo, o projeto prevê a contratação de intérprete de libras para as apresentações da fase final.
Valor Habilitado: 242.517,00
Debater a questão de viabilidade por conta das datas (outubro de 2022)
Em conclusão, o projeto “EXPOCANTO - 13ª EDIÇÃO - 2022” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 242.517,00 (duzentos e quarenta e dois mil e quinhentos e dezessete reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 10 de novembro de 2022.
Informe:
Sessão realizada dia 10 de novembro de 2022.
A Comissão Especial IV de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anacarla Oliveira Flores, Ben Wilson Conceição Berardi, Nicolas Beidacki, Rodrigo Lentino Machado e Vitor Rolim de Mesquita. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Vitor Mesquita e teve, como secretário, Nicolas Beidacki.
O projeto obteve a nota final de 4,67 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Conforme Resolução Interna 05/2022, os projetos foram submetidos à priorização de projetos nos dias 16/11/22 e 01/12/22 e, considerados não prioritários, retornam para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS