Processo nº 00797/2022
Parecer nº 680/2022 CEC/RS
Projeto “PANAMBI EM FESTA - 68 ANOS DE HISTÓRIA” .
Projeto que apresenta inúmeras inconsistências e que prevê a realização de um baile para um público de aproximadamente três mil pessoas. Não informam se ocorrerão outras atividades no mesmo dia do evento ou com alguma programação em específico. Projeto apresenta uma síntese do número de produtores culturais existentes no município, mas, ao mesmo tempo acaba sendo incoerente, quando o proponente é do município de Gravataí e não da cidade onde ocorreria o evento. Fala ainda sobre a diversidade de culturas locais (imigrantes italianos, alemães e índios guaranis e caingangues), mas não apresenta atividades que poderiam envolver estes grupos, uma vez que a banda a se apresentar tem forte apelo ao segmento de “bandas”. Sugere-se ao proponente repensar a forma como aborda a questão de pluralidade, acessibilidade e inclusão, principalmente pela ausência de intérprete em Libras e nenhuma outra forma de pluralidade, inclusão e democratização do acesso ao evento. Recomenda-se ainda rever valores pagos a sonorização/iluminação, uma vez que a própria banda orçou um valor de R$ 1 mil a menos do que o colocado na planilha de custos; Por fim, recomenda-se ainda, sempre que possível, que o proponente apresenta carta de intenção de patrocínio ou apresente outras formas de recursos para complementar a realização da atividade. No projeto, há apenas um documento da Prefeitura Municipal de Panambi, informando que apoia institucionalmente a realização do evento.
Em conclusão, o projeto “PANAMBI EM FESTA - 68 ANOS DE HISTÓRIA” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 51.000,00 (cinquenta e um mil reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 17 de outubro de 2022.
Informe:
Sessão realizada dia 25 de outubro de 2022.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Luciana Thomé, Paulo Roberto Tavares, Ranieri Zilio Moriggi e Sandro Giordani. A reunião foi coordenada pela conselheira Luciana Thomé e teve, como secretário o conselheiro Ranieri Zilio Moriggi.
O projeto obteve a nota final de 4,44 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Conforme Resolução Interna 05/2022, os projetos foram submetidos à priorização de projetos nos dias 31/10/22 e 16/11/22 e, considerados não prioritários, retornam para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS