Processo nº 00791/2022
Parecer nº 689/2022 CEC/RS
Projeto “RIO DAS BALSAS, CAMINHOS ESQUECIDOS DO ALTO URUGUAI - 2023”.
O projeto é extremamente relevante por: propor em sua dimensão simbólica recuperar a história de um período importante que gerou mudanças econômicas, sociais e ambientais trazidas pela exploração da madeira ao largo do Rio Uruguai no Estado do Rio Grande do Sul e ter uma preocupação de preservar o patrimônio imaterial desta importante região cultural gaúcha; Na dimensão econômica se compromete a contribuir com o fomento e incremento da economia da cultura, a geração de trabalho direto e indireto, a qualificação profissional e reafirmar o crescimento e a qualidade das produções audiovisuais gaúchas a nível nacional e internacional, porém não apresenta investimento local ou próprio, o que contribuiria para uma melhor pontuação neste quesito; em sua dimensão cidadã se dispõe a contribuir para a tomada de uma nova consciência e criação de novas atitudes, propiciando conhecimento diferenciado e uma formação ética, cultural e educacional, mas salientamos a necessidade de uma melhor atenção aos recursos de acessibilidade.
No quesito oportunidade tem o cuidado de congregar diferentes Regiões Funcionais e COREDEs, através de um elemento que os une, a história do ofício desgastante e perigoso da navegação em balsas nas diferentes regiões do Alto Uruguai.
O projeto demonstra-se viável, mas não apresenta o índice mínimo de 50% de Cartas de Intenção de Patrocínio o que resultaria em uma maior pontuação nesse quesito.
Em conclusão, o projeto “RIO DAS BALSAS, CAMINHOS ESQUECIDOS DO ALTO URUGUAI - 2023” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 335.435,00 (trezentos e trinta e cinco mil e quatrocentos e trinta e cinco reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 26 de outubro de 2022.
Informe:
Sessão realizada dia 27 de outubro de 2022.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Luciana Thomé, Paulo Roberto Tavares, Ranieri Zilio Moriggi e Sandro Giordani. A reunião foi coordenada pela conselheira Luciana Thomé e teve, como secretário o conselheiro Ranieri Zilio Moriggi.
O projeto obteve a nota final de 4,78 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Conforme Resolução Interna 05/2022, os projetos foram submetidos à priorização de projetos nos dias 31/10/22 e 16/11/22 e, considerados não prioritários, retornam para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS