Processo nº 00853/2022
Parecer nº 807/2022 CEC/RS
Projeto “COLEÇÃO AEIOU BILINGUE - 1ª EDIÇÃO - 2022” .
O projeto AEIOU BILÍNGUE 2022, não vinculado a data fixa, foi avaliado por comissão anterior e recebeu nota 4,06. Reinscrito no Sistema Pró-Cultura, foi enviado a esta relatora no dia 03 de novembro. Está classificado em LITERATURA: Impressão de livro, revista e outros e localizado em Sananduva.
O projeto contempla a edição e a publicação de uma coleção de 6 livros, com impressão de 1.000 exemplares cada, e distribuição gratuita na cidade de Sananduva e outras cidades do Rio Grande do Sul, como: Porto Alegre, Carazinho, Vacaria, Lagoa Vermelha, Erechim, Getúlio Vargas, Ibiaçá, Tapejara, Passo Fundo. Na versão digital, os livros serão animados, com narração em inglês, trilha sonora e recursos de acessibilidade. E as duas versões estão disponíveis gratuitamente na internet.
Os livros foram desenvolvidos para auxiliar na comunicação, reforço de vínculos, aprendizado e organização da rotina diária. Em 2020 saiu pelo FAC Juntos pela Cultura. Em 2021, foi pela Lei Rouanet. A coleção, que já foi elaborada anteriormente, agora será reimpressa e publicada on-line, foi desenvolvida por equipe com pedagoga, psicopedagoga, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, escritora e ilustradora. São os 6 livros que compõem a Coleção AEIOU: a) O Livro do A – A Hora do Banho; b) O Livro do E – Lelê e o Dente; c) o Livro do I – Gigi e Mimi; d) O Livro do O – Tinococô; e) O Livro do U – O Urso Maluco; f) O Livro da Escola – A Hora da Aula.
Os livros serão distribuídos em Secretarias Municipais de Educação de Municípios do Rio Grande do Sul, além da própria Secretaria de Educação Estadual, e população em geral, gratuitamente, em conformidade com o artigo 10 da IN 05 de 2020. O proponente inclui carta de intenção de patrocínio para 100% do valor solicitado à LIC, com investimento de empresa local. Desta forma, é viável financeiramente. Pela proposta também se torna Oportuno e Relevante. E, pela proposta de inclusão, gratuidade e distribuição, considero um projeto altamente recomendável. Na tabela de quesitos recebeu nota máxima em todo os itens, mas perdeu 0,5 ponto por não incluir outra forma de fomento (como investimento direto e/ou patrocínio local).
Em conclusão, o projeto “COLEÇÃO AEIOU BILINGUE - 1ª EDIÇÃO - 2022” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 172.180,00 (cento e setenta e dois mil e cento e oitenta reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 07 de dezembro de 2022.
Informe:
Sessão realizada dia 07 de dezembro de 2022.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Ben Wilson Conceição Berardi, Luciana Thomé, Nicolas Beidacki, Rejane Beatriz Verardo, Rodrigo Lentino Machado, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa, Vera Cristina Meneghini. . A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve, como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto obteve a nota final de 4,92 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Conforme Resolução Interna 05/2022, os projetos foram submetidos à priorização de projetos nos dias 30/01/23 e 31/01/23 e, considerados não prioritários, retornam para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS