Processo nº 00038/2023
Parecer nº 209/2023 CEC/RS
Projeto “SÃO BORJA EM DANÇA - 24ª EDIÇÃO - 2023” .
DIMENSÃO SIMBOLICA: Conceituação Temática, O evento não aconteceu nos anos de 2020, 2021, 2022, neste ano vai ser realizado o concurso de dança e coreografias é um estimulo e incentivo, aprimoramento e aperfeiçoamento da arte da dança, tem como objetivo propiciar a integração artísticocultural de jovens de escolas de dança das mais diferentes regiões do estado e do Brasil, Argentina e Paraguai. Originalidade e Inovação Estética, na questão da originalidade, através da apresentação de mostra de dança e concurso em diversas modalidades, especialistas e bailarinos realizam trocas de experiências, visa também ao aprimoramento artístico, técnico e cultural dos artistas, sejam eles amadores ou profissionais. Como Inovação Estética, não apresenta atividades que sejam reconhecidas dentro da programação do evento.
DMENSÃO CIDADÃ: Pluralidade, Acessibilidade e Inclusão, neste quesito apenas se relata a questão da pluralidade, pois vai ter a participação de escolas de dança, vai criar oportunidade de trabalho para os profissionais da área. Na questão da Acessibilidade e Inclusão não são apresentados como vai ser realizados estes quesitos no projeto para ser desenvolvidos junto ao evento. Democratização do Acesso / Gratuidade, não haverá cobrança de ingresso, pois com esta medida está demonstrando e ampliando o acesso do público aos bens culturais ofertados e também vai oferecer transporte gratuito as escolas de dança que vão atravessar a fronteira Brasil/Argentina.
DIMENSÃO ECONOMICA: Distribuição de Valores, o evento movimenta a economia local, cria oportunidade de trabalho para os profissionais da área, fomenta a produção da arte, e envolve empresas da produção cultural, os itens que estão relacionados na planilha de custos estão dentro dos valores de mercado, como, (serviços, cachê, diárias, peças, locação...). Investimento Local/Próprio, o evento que já tem um longo caminho na sua realização, pois está na 24º edição, assim haverá investimento local como patrocínios.
RELEVANCIA, como mérito cultural o evento não aproveita o encontro para desenvolver uma integração entre os participantes para haver uma discussão sobre o desenvolvimento da dança entre os países e regiões do estado.
OPORTUNIDADE, o projeto não atende as dimensões simbólicas e cidadã na sua totalidade causando prejuízo nas notas dos quesitos destas dimensões.
VIABILIDADE, o projeto tem histórico de outras edições e tem um planejamento de logística, tem condições de ser realizado.
Observações ao proponente:
O projeto não apresenta Regulamento para a realização da Mostra de Dança, Concurso de Dança e Coreografia em Diversas Modalidades;
Não apresenta o currículo dos jurados estrangeiros;
Na planilha de custos não cita a contratação de gerador;
Na programação cita que a mostra competitiva vai até as 24 horas, mas não relata os horários de intervalos, para os concorrentes;
Não apresenta carta de anuência do local onde vai ser realizado o evento, apenas cita o valor da locação;
Em conclusão, o projeto “SÃO BORJA EM DANÇA - 24ª EDIÇÃO - 2023” não foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal.
Porto Alegre, 02 de março de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 06 de março de 2023.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Ben Wilson Conceição Berardi, Luciana Thomé, Nicolas Beidacki, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa, Vera Cristina Meneghini. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve, como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto foi considerado não recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 3,97 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que projetos com nota inferior a 4,00 não participam da priorização, podendo o proponente solicitar revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS