Processo nº 00852/2022
Parecer nº 794/2022 CEC/RS
Projeto “ESCOLA PREPARATÓRIA DE DANÇA 2023 - 1ª EDIÇÃO - 2023” .
Dimensão Simbólica- Conceituação temática Originalidade e inovação estética
O projeto desenvolve ótima defesa na dimensão simbólica, conceituação temática, visando garantir o trabalho já desenvolvido pela Escola Preparatória de Dança de Caxias do Sul (EPD), através de uma proposta com pesquisa, vivência e sensibilização em artes cênicas, com formação artística em dança contemporânea, quesitos que agregam valor de grande importância incentivando e fomentando um legado de futuras companhias de dança, colaborando com a formação de sua capacidade crítica ,cultural e educacional. Vale lembrar ainda, que o atendimento acontecerá de forma gratuita, para cerca de 80 crianças e jovens da rede pública de ensino, bolsistas da rede privada e beneficiários de programas de assistência social da cidade.
Dimensão Cidadã - Pluralidade, acessibilidade e inclusão/Democratização do acesso gratuidade
Projeto voltado a crianças carentes, destacando a gratuidade integral durante todo cronograma do curso de ensino, aplicando a metodologia de atividades variadas contemplando tanto o desenvolvimento cognitivo quanto a formação psicológica dos alunos, o que garante a democratização do acesso, no entanto, não faz menção clara a questão inclusiva, portanto não alcança nota máxima.
Dimensão econômica - Distribuição de valores e Investimento local próprio
A planilha de recursos apresenta valores bem distribuídos, atingindo nota máxima, todavia, apesar da prefeitura, através da Secretaria de Cultura de Caxias, participar, segundo documento em anexo, bancando itens de extrema importância para a sobrevivência da Escola Cia de Dança de Caxias do Sul, apresenta ausência de investimento local no referido projeto com relação a apoio de empresas ,entre outros.
Relevância: O projeto apresenta extrema relevância tendo em vista a importância do início da formação de bailarinos de forma gratuita e continuada, além de gerar empregos para artistas e profissionais de ensino das artes, contribuindo com o crescimento da cadeia produtiva do município. Importante destacar o atendimento pedagógico e psicológico regular, visando contribuir para a educação global do aluno,
Oportunidade: No que se refere à questão inclusiva, destaca-se a gratuidade e acesso livre em técnicas variadas previstas na metodologia do projeto visando desenvolvimento de habilidades cognitivas, afetivas, étnicas e culturais para a formação do cidadão crítico e atuante, o que torna o projeto muito oportuno.
Viabilidade: Registra-se ausência de carta de intenção de patrocínio, quesito que impede a nota máxima, contudo acreditamos na viabilidade do mesmo, tendo em vista o grande potencial de empresas possíveis apoiadoras, como também o importante teor de sua proposta apresentada na sua conceituação temática.
Em conclusão, o projeto “ESCOLA PREPARATÓRIA DE DANÇA 2023 - 1ª EDIÇÃO - 2023” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 174.398,50 (cento e setenta e quatro mil, treentos e noventa e oito reais e cinquenta centavos) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 22 de novembro de 2022.
Informe:
Sessão realizada dia 22 de novembro de 2022.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anacarla Oliveira Flores, Cristiano Laerton Goldschmidt, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Paulo Roberto Tavares, Ranieri Zilio Moriggi, Vitor Rolim de Mesquita. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Paulo Leônidas Fernandes de Barros e teve, como secretário o conselheiro Ranieri Zilio Moriggi.
O projeto obteve a nota final de 4,69 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Conforme Resolução Interna 05/2022, os projetos foram submetidos à priorização de projetos nos dias 01/12/22 e 30/01/23 e, considerados não prioritários, retornam para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS