Processo nº 00846/2022
Parecer nº 784/2022 CEC/RS
Projeto “BRILHA NOS OLHOS DA ONÇA NEGRA, GRAVATAÍ: A CIDADE DO FUTURO! 1ª EDIÇÃO - 2023”.
O Projeto Brilha nos Olhos da Onça Negra, Gravataí: A Cidade do Futuro nos traz o tema de enredo da Escola de Samba Acadêmicos do Gravataí. Neste ano e Escola das comunidades da Aldeia dos Anjos, quer ir para a avenida levando no seu samba, nas suas cores e no bater forte de sua bateria a maravilhosa história desta bela cidade que nasceu na beira do Rio dos Gravatás. O carnaval é a manifestação da cultura popular da nossa gente brasileira, que mais identifica nossas raízes formadoras de origem negra, que na caminhada vem contando com as misturas tão próprias da cultura da nossa gente brasileira. O projeto tem muito mérito ao propor que a comunidade da Escola vá para o desfile cantando e dançando a sua própria história. É louvável a proposta de fazer conhecer as histórias e todos os elementos étnicos formadores desta comunidade. O projeto é coerente com a proposta e muito bem apresentado nos seus aspectos técnicos, ficando muito nítidas as boas pretensões da Escola de Samba Acadêmicos do Gravataí para o carnaval 2023. Destacar a participação fundamental dos povos originários, cuja língua deu nome para a cidade, e também nominou o antigo povoado da Aldeia dos Anjos. A rica contribuição do povo negro na construção da cidade e também as contribuições dos imigrantes europeus que vieram solidificar esta mistura brasileira chamada: Cidade de Gravataí. O proponente esquece do quesito muito importante da acessibilidade e da inclusão, não fazendo, no projeto, qualquer menção a providências de acessibilidade e ações de inclusão, para que todos se sintam incluídos e possam brincar no carnaval do Acadêmicos do Gravataí. É notada também que não foram apresentadas as cartas de apoio, das muitas empresas da cidade, que estão incluídas no desfile da Gravataí do futuro. É notado também que não existe, sequer a carta de apoio da prefeitura e também não é apontado o necessário apoio financeiro por parte da gestão pública para o desfile da Escola que representa a cidade. E por isso a Escola perde pontos também nesse quesito. A proposta tem todo o mérito e por isso conduzo para a aprovação deste projeto com a nota: 4,61.
Em conclusão, o projeto “BRILHA NOS OLHOS DA ONÇA NEGRA, GRAVATAÍ: A CIDADE DO FUTURO! 1ª EDIÇÃO - 2023” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 284.107,60 (duzentos e oitenta e quatro mil, cento e sete reais e sessenta centavos) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 24 de novembro de 2022.
Informe:
Sessão realizada dia 24 de novembro de 2022.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anacarla Oliveira Flores, Cristiano Laerton Goldschmidt, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Paulo Roberto Tavares, Ranieri Zilio Moriggi, Vitor Rolim de Mesquita. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Paulo Leônidas Fernandes de Barros e teve, como secretário o conselheiro Ranieri Zilio Moriggi.
O projeto obteve a nota final de 4,61 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Conforme Resolução Interna 05/2022, os projetos foram submetidos à priorização de projetos nos dias 01/12/22 e 30/01/23 e, considerados não prioritários, retornam para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS