Processo nº 00876/2022
Parecer nº 849/2022 CEC/RS
Projeto “DOMINGO NO PARQUE - 2ª EDIÇÃO - 2023” .
O Projeto “Domingo no Parque” chega a sua 2ª edição com espaço para a presença de todos os públicos, de várias idades, classes sociais e gênero de forma gratuita. O projeto consiste em um evento multicultural com apresentações de música e dança que terá como local a área externa do FundaParque, o Parque de Eventos de Bento Gonçalves. O projeto envolve 12 apresentações e terá a duração de seis meses, com a realização de um domingo por mês com atividades.
O Parque de Eventos de Bento Gonçalves (Fundaparque) conta com mais de 58 mil m² de área coberta e climatizada preparado para sediar os mais diversos eventos. Ele é conhecido mundialmente como um dos maiores Parques para eventos do Brasil já que possui uma infraestrutura referencial para tal finalidade. A área total do Parque é de mais de 322 mil m² o que possibilita a realização de programações em sua área externa. Essa grande área externa é composta, também, por um enorme gramado e um pórtico que conta apenas com cobertura. É nesses locais que o projeto será realizado, possibilitando que o público tenha um amplo ambiente em espaço aberto para momentos de confraternização e diversão.
O evento Domingo no Parque é realizado anualmente na cidade, onde reúne diversas formas de cultura e outras atrações como praça de alimentação, feirinha de artesanato local, espaço pet, brinquedos infláveis, entre outras atrações que permitem que o público tenha momentos de descontração com a família em um espaço aberto em meio à natureza. Devido às restrições o evento não ocorreu nos anos de 2020 e 2021 e agora teve o seu retorno com toda a segurança necessária e com novo formato de proposta. Na edição realizada no mês de novembro de 2019, antes da pandemia, o evento atraiu mais de 2 mil pessoas.
O evento está programado para acontecer de 23 de outubro de 2022 até 30 de abril de 2023, com um domingo por mês de atividades. Apenas terá uma pausa no mês de dezembro em função das comemorações natalinas. O evento reunirá a realização de 12 apresentações artísticas em seu total e que envolvem a presença de diversos profissionais envolvidos, com entrada gratuita, não terá outra fonte de receitas.
Na dimensão econômica, investimento local/próprio, o proponente cita que a Prefeitura Municipal entrará com o aporte de serviços, que na soma final será importante para a realização do evento, mas não consta nada na planilha de custos. O que consta da Prefeitura: "Disponibilizamos os serviços de cadeiras, monitoramento do trânsito e coleta dos resíduos gerados nos dias de apresentação."
Na dimensão cidadã, para atender a todos os públicos no local das apresentações artísticas terá espaço reservado para portadores de necessidades especiais e idosos com a disponibilidade de cadeiras e esses locais em frente ao palco. Durante cada dia de evento será disponibilizada uma profissional interprete de libras para tradução das apresentações que possuem parte falada e assim possibilitar que as pessoas com deficiência auditiva tenham acesso aos produtos resultantes do projeto em tela. Outra ação que será realizada é a distribuição de material descritivo em braile o qual conterá informações sobre as apresentações integrantes do projeto realizadas em cada dia. Será disponibilizado banheiros moveis espalhados pelo local do evento para atender ao público, inclusive adaptados aos portadores de necessidades especiais. Importante lembrar que a FundaParque, local onde será realizado o projeto, conta com toda a acessibilidade necessária como rampa de acessos, estacionamentos exclusivos, entre outras recomendações de acessibilidades.
O projeto propõe uma série de 12 atrações no total, sendo divididas duas atrações por domingo de atividades, Lista de Bandas: Realizar apresentação da banda Ultramen, banda Vera Loca, banda Maria do Relento, banda Nacional Kid, banda Star Beetles, banda Louca Vontade, banda Claus e Vanessa, banda Creendenciados, banda Presence Led, banda Jacknologistic Band, apresentação de dança Nest Support, apresentação do cantor Serginho Moah. Nos intervalos entre cada apresentação terá um DJ animando o público. Está sendo apresentada a carta de anuência de cada atração confirmando o valor cobrado por elas e também o seu aceite em participar do presente projeto.
Na Relevância, Oportunidade e Viabilidade, são bem considerados pela relatoria, ficando com pontuação 3.
Em conclusão, o projeto “DOMINGO NO PARQUE - 2ª EDIÇÃO - 2023” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 459.040,00 (quatrocentos e cinquenta e nove mil e quarenta reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 13 de dezembro de 2022.
Informe:
Sessão realizada dia 13 de dezembro de 2022.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Ben Wilson Conceição Berardi, Luciana Thomé, Nicolas Beidacki, Rejane Beatriz Verardo, Rodrigo Lentino Machado, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve, como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto obteve a nota final de 4,67 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Conforme Resolução Interna 05/2022, os projetos foram submetidos à priorização de projetos nos dias 30/01/23 e 31/01/23 e, considerados não prioritários, retornam para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS