Processo nº 00844/2022
Parecer nº 798/2022 CEC/RS
Projeto “APRESENTAÇÕES AGRUPAMENTO BIRIVA TROPEIROS DE DOIS MUNDOS - 1ª EDIÇÃO - 2023” .
Dimensão Simbólica- Conceituação temática Originalidade e inovação estética
Projeto muito bom na sua dimensão simbólica, pois trata-se de apresentações em 6 municípios, do grupo Agrupamento Biriva tropeiros de dois mundos, o qual objetiva propagar a cultura gaúcha e fomentar a reflexão das raízes de um povo, por meio de espetáculo de danças Birivas, o que reflete direto positivamente no quesito da originalidade e inovação.
Dimensão Cidadã - Pluralidade, acessibilidade e inclusão/Democratização do acesso gratuidade
Muito bom aspecto envolvendo medidas de acessibilidade, já que todas as atividades propostas são gratuitas e mencionam medidas para PCDs.
Dimensão econômica - Distribuição de valores e Investimento local próprio
O projeto visa incentivar e contribuir com a economia criativa, através da geração de emprego, renda e fortalecimento dos elos na formação de mercado. Os valores da planilha de custo apresentam boa distribuição, sugere-se um maior envolvimento por parte do município.
Relevância: O projeto apresenta extrema relevância tendo em vista a valorização da cultura e história regional, através do incentivo das artes cênicas.
Oportunidade: Boa metodologia utilizada na preparação do grupo, onde são realizadas oficinas e palestras que reforçam a linguagem proposta do resgate e fomento as danças Birivas.
Viabilidade: O projeto apresenta total viabilidade, pois tem carta de intenção de patrocínio com mais de 90% do valor total.
Em conclusão, o projeto “APRESENTAÇÕES AGRUPAMENTO BIRIVA TROPEIROS DE DOIS MUNDOS - 1ª EDIÇÃO - 2023” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 217.199,98 (duzentos e dezessete mil, cento e noventa e nove reais e noventa e oito centavos) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 04 de novembro de 2022.
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão realizada dia 10 de novembro de 2022.
A Comissão Especial IV de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anacarla Oliveira Flores, Ben Wilson Conceição Berardi, Nicolas Beidacki, Rodrigo Lentino Machado e Vitor Rolim de Mesquita. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Vitor Mesquita e teve, como secretário, Nicolas Beidacki.
O projeto foi considerado prioritário obtendo a nota final de 4,92 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS