Processo nº 00862/2022
Parecer nº 799/2022 CEC/RS
Projeto “ESPETÁCULO VOAR, DESPERTAR PARA O INCRÍVEL” .
Dimensão Simbólica- Conceituação temática Originalidade e inovação estética
O referido projeto trata de uma turnê de apresentações em cinco municípios(Santo Ângelo, Santo Augusto, Juricaba, Panambi e Catuipe), no qual três grupos da Cia de dança da cidade de Ijuí, realizam suas performances contemplando desde a dança do ventre ao folclore árabe, valorizando costumes e práticas de minorias que incentivam, apoiam e trabalham a autoestima das mulheres, evidenciando o sentimento de pertencimento e empoderamento feminino, através de uma linguagem conceitual e com pesquisa na área, movimentando diversos setores, propostas que chancelam a nota máxima na sua dimensão simbólica.
Dimensão Cidadã - Pluralidade, acessibilidade e inclusão/Democratização do acesso gratuidade
Excelente aspecto envolvendo a gratuidade, acessibilidade física, metodológica e digital, percebe-se a preocupação com a inclusão em todas as etapas de planejamento da turnê, formação de platéia, contendo todos os tipos de PCDS, inclusive intérprete de libras.
Dimensão econômica - Distribuição de valores e Investimento local próprio
Quanto a distribuição de valores na planilha de custos, conforme o proponente destaca, o valor de cachê atribuído ao grupo de atores principais(bailarinas), tenha sido solicitado por eles, mesmo assim, sugere-se para uma próxima edição um aumento, já que o grupo é formado por 26 pessoas ,mas nada que justifique uma diminuição da nota.
Relevância: O projeto é bem relevante dentro de sua proposta de valorização da área da dança, apresentando pesquisa dentro da sua linguagem, boa preparação do grupo através de oficinas, palestras o que lhe dá currículo para mostrar, difundindo a dança e a cultura árabe para outros municípios, gerando empregos temporários, provocando o desenvolvimento da cadeia produtiva e consequentemente crescimento da economia.
Oportunidade: O projeto é muito oportuno, tendo em vista as justificativas já mencionadas na dimensão simbólica, relevância e viabilidade.
Viabilidade: O projeto é viável tendo em vista que apresenta cartas de intenção de patrocínio, no valor de R$ 296.000,00, cerca de mais de 80% do valor do projeto.
Em conclusão, o projeto “ESPETÁCULO VOAR, DESPERTAR PARA O INCRÍVEL” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 364.660,00 (trezentos e sessenta e quatro mil e seiscentos e sessenta reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 30 de novembro de 2022.
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão realizada dia 29 de novembro de 2022.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anacarla Oliveira Flores, Cristiano Laerton Goldschmidt, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Paulo Roberto Tavares, Ranieri Zilio Moriggi, Vitor Rolim de Mesquita. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Paulo Leônidas Fernandes de Barros e teve, como secretário o conselheiro Ranieri Zilio Moriggi.
O projeto foi considerado prioritário obtendo a nota final de 5,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS