Processo nº 00907/2022
Parecer nº 811/2022 CEC/RS
Projeto “8ª FEIRASOL - 8ª EDIÇÃO - 2023” .
O projeto contempla a Programação Artístico Cultural da 8ª Feirasol. Festividade que valoriza a história, gastronomia, produção artística, cultural e econômica de Vale do Sol. A expectativa do proponente é alcançar 30 mil pessoas nos 4 dias de evento e o objetivo é possibilitar aos visitantes uma viagem cultural às tradições antigas e à modernidade dos tempos contemporâneos.
O proponente inclui carta de intenção de patrocínio para 32% do valor solicitado à LIC, com investimento de empresas locais, e indicação de aporte da Prefeitura, representando 19,82% do valor do projeto. Também indicou que arrecadará R$ 35 mil com comercialização, mas não aponta na planilha de custo a utilização deste valor para a parte cultural. Na tabela de custos, existe uma disparidade muito grande para o pagamento de cachês de artistas locais e regionais. Mesmo entendendo que cada artista envia proposta de pagamento, entendo que também é papel do produtor cultural criar uma cultura de valorização dos artistas locais. Não reduzimos a nota, mas indico uma atenção para isso num projeto futuro. No quesito Viabilidade a comissão votou e optou por dar nota (3) mesmo que o projeto não tenha conseguido 50% do valor solicitado em carta de patrocínio, mas indica um aporte significativo da prefeitura.
Em conclusão, o projeto “8ª FEIRASOL - 8ª EDIÇÃO - 2023” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 246.500,00 (duzentos e quarenta e seis mil e quinhentos reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 08 de dezembro de 2022.
Informe:
Sessão realizada dia 08 de dezembro de 2022.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Ben Wilson Conceição Berardi, Luciana Thomé, Nicolas Beidacki, Rejane Beatriz Verardo, Rodrigo Lentino Machado, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa, Vera Cristina Meneghini. . A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve, como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto obteve a nota final de 4,83 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Conforme Resolução Interna 05/2022, os projetos foram submetidos à priorização de projetos nos dias 30/01/23 e 31/01/23 e, considerados não prioritários, retornam para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS