Processo nº 01118/2022
Parecer nº 166/2023 CEC/RS
Projeto “FESTIVAL CARIJO DA CANÇÃO GAÚCHA - 36ª EDIÇÃO - 2023” .
O projeto Festival Carijo da Canção Gaúcha - 36ª edição, não vinculado a data fixa, tem previsão de realização para o mês de maio de 2023. Está classificado em TRADIÇÃO E FOLCLORE.
O projeto contempla a realização de festival de música nativista, que acontece anualmente em Palmeira das Missões. O evento faz parte do calendário oficial do Estado e é uma promoção da Prefeitura Municipal de Palmeira das Missões, através da Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Turismo. Também contempla a 20ª edição do Carijinho da Canção Gaúcha e do 2º Carijo em Dança.
A proposta é tradicional e relacionada à economia e à cultura da cidade. O único ponto que merece atenção é o fato de o proponente não indicar medidas de acessibilidade e inclusão, como rampas, banheiros químicos adaptados e intérprete de libras. A relatora viu que existirá um espaço reservado para idosos e pessoas com necessidades especiais. E a Comissão de Avaliação decidiu não retirar nota e sinalizar o proponente para que avalie incluir medidas mais abrangentes para a Dimensão Cidadã.
Em conclusão, o projeto “FESTIVAL CARIJO DA CANÇÃO GAÚCHA - 36ª EDIÇÃO - 2023” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 603.040,00 (seiscentos e três mil e quarenta reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 26 de janeiro de 2023.
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão realizada dia 26 de janeiro de 2023.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Luciana Thomé, Nicolas Beidacki, Rejane Beatriz Verardo, Rodrigo Lentino Machado, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa, Vera Cristina Meneghini. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve, como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto foi considerado prioritário obtendo a nota final de 5,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS