Processo nº 00880/2022
Parecer nº 809/2022 CEC/RS
Projeto “PARTE CULTURAL DA 4º EXPOFESTA DE IMIGRANTE” .
O projeto PARTE CULTURAL DA 4ª EXPOFESTA DE IMIGRANTE, não vinculado a data fixa, mas com realização prevista para 4 a 7 de maio de 2023, foi avaliado por comissão anterior e recebeu nota 4,67. Reinscrito no Sistema Pró-Cultura, foi enviado a esta relatora no dia 16 de novembro. Está classificado em CULTURAS POPULARES e localizado em Imigrante.
Contempla apresentações de diversos artistas locais e regionais de diferentes segmentos da arte como dança, teatro e música. Serão comemorados os 35 anos de emancipação de Imigrante, resgatando suas tradições, crenças, manifestações artísticas e culturais. O projeto tem a finalidade de promover a diversidade, a arte, o entretenimento, a música e a integração de pessoas, visando atingir toda a região do Vale do Taquari.
O proponente inclui carta de intenção de patrocínio para 61% do valor solicitado à LIC, com investimento de empresa local, e aporte financeiro da Prefeitura. Desta forma, se apresenta com viabilidade financeira, restando 39% do valor da LIC para ser captado. Pela proposta também se torna Oportuno e Relevante. E, ao ser reapresentado, procurou justificar seus critérios de Inovação e Originalidade, assim como esmiuçar as ações de acessibilidade e gratuidade – com a decisão de não cobrar ingresso para a entrada no evento e estacionamento para os visitantes. Atribuí nota máxima em todos os quesitos da planilha de avaliação.
Em conclusão, o projeto “PARTE CULTURAL DA 4º EXPOFESTA DE IMIGRANTE” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 323.320,00 (trezentos e vinte três mil e trezentos e vinte reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 07 de dezembro de 2022.
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão realizada dia 08 de dezembro de 2022.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Ben Wilson Conceição Berardi, Luciana Thomé, Nicolas Beidacki, Rejane Beatriz Verardo, Rodrigo Lentino Machado, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa, Vera Cristina Meneghini. . A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve, como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto foi considerado prioritário obtendo a nota final de 5,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS