Processo n.º 00145/2023
Parecer n.º 320/2023 CEC/RS
Projeto “LESTE - 1ª EDIÇÃO - 2023”.
O projeto Leste 2023, com realização prevista de 30 de agosto de 2023 a 08 de fevereiro de 2024, está classificado em MÚSICA e será realizado nas cidades de Canoas, Passo Fundo, Lajeado, Ijuí, Camaquã e Carazinho.
O projeto faz referência ao disco Leste, que estreou em 22 de dezembro de 2022 na Igreja Matriz de Nova Prata, com apoio da Lei Rouanet, e já foi apresentado internacionalmente no dia 16 de janeiro de 2023, no Theatro Guarany, em Pelotas, na abertura do Festival Internacional de música clássica do SESC, além de ter recebido o Prêmio Açorianos de Música em 2022.
A proposta contempla a realização de seis concertos musicais do disco Leste, do acordeonista Alejandro Brittes com orquestra barroca e folclórica, em seis municípios do Rio Grande do Sul. Também serão realizados 6 painéis para escolas e a comunidade local. O projeto prevê acessibilidade, inclusão e gratuidade, contando com o apoio do SESC.
O projeto está bem escrito e incluiu a metodologia dos painéis, além dos conteúdos dos PDFs e descrição completa de todas as etapas a serem cumpridas. Para fins de sinalização, sem prejuízo de nota, a relatora indica valores altos na planilha de custo para gerenciamento de mídias sociais e impulsionamento de Facebook e a não especificação/divisão dos valores de cachês para ensaios e apresentações nos concertos para os músicos contratados. Os concertos serão apresentados em cidades que contam com guaranis. Passo Fundo e Ijuí, por exemplo. A comissão indica que as apresentações sejam divulgadas entre estes grupos.
A relatora entendeu que o projeto é relevante, viável e oportuno, obtendo notas máximas em todos os quesitos.
Em conclusão, o projeto “LESTE - 1ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 332.160,00 (trezentos e trinta e dois mil e cento e sessenta reais), solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 27 de abril de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 17 de abril de 2023.
A Comissão Emergencial de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de, Álvaro Santi, Consuelo Vallandro Barbo, Luciana Thomé, Plínio José Borges Mósca, Ranieri Zilio Moriggi, Rejane Beatriz Verardo, Vera Cristina Meneghini. A reunião foi coordenada pela conselheira Consuelo Vallandro Barbo e teve, como secretária Eduarda Manzke.
O projeto obteve a nota nota final de 5,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 05/05/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Processo nº 00145/2023
Parecer nº 320/2023 CEC/RS
Projeto “LESTE - 1ª EDIÇÃO - 2023” .
Em conclusão, o projeto “LESTE - 1ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 405.360,00 (quatrocentos e cinco mil e trezentos e sessenta reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 16 de abril de 2023.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 5,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS