Processo nº 00920/2022
Parecer nº 804/2022 CEC/RS
Projeto “PROJETO MESA DE BAR 2023” .
Trata-se de uma proposta que tem por objetivo principal enaltecer e trazer a cena histórica do MPB cantada através de apresentações tipo uma mesa de bar.
Embora a proposta seja interessante, pelo reconhecimento histórico destas obras cantadas pelo grupo de músicos em grandes nomes da Música Brasileira, o projeto é estreitamente relevante apenas por único grupo de apresentação, com pouca abrangência para o investimento que solicita.
Na dimensão cidadã: Não foram mencionados assuntos estruturais, como também a preocupação de acessibilidade ou inclusão social. A proposta contempla a oferta de ingresso ao grande público de forma democrática e gratuita, entretanto por se tratar de um ambiente fechado (Clube de Leituras), tende atingir a população de forma restrita se não contar com ampla divulgação em Venâncio Aires.
Na dimensão econômica: Valores em planilha de custo, tem disparidade aos profissionais em gastos mais relevantes na estrutura, fica como oportunidade de conseguir apoio privado local, e a realização da parceria com a Prefeitura de Venâncio Aires em espaços públicos. Evento oferece baixo retorno econômico para Cidade, comercio, ou turismo, em vista pelo investimento que solicita.
Na relevância: O projeto tem aspecto "relevante", que enaltece o cenário das músicas MPB clássicos cantadas por grandes expoentes brasileiros,
Na oportunidade: A proposta no quesito "oportunidade" de realizar em espaços públicos mencionado em outro momento acima, busca por incentivo local de empresa privadas, apoio da prefeitura, e cartas de intenção de patrocínio. Não foi mencionado oficinas que estimule a comunidade e a sociedade como um todo. Trago ainda como sugestão a visibilidade de músicos locais, e amadores nas apresentações fomentando a cultura local.
Na viabilidade: Projeto na "viabilidade "é viável, mas demostra não ter abrangência e oportunidade para possíveis edições, embora tenha como proposta uma mostra de repertório MPB clássicos, mas surgindo efeito em apenas um público específico.
Em conclusão, o projeto “PROJETO MESA DE BAR 2023” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 128.100,00 (cento e vinte e oito mil e ceme reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 05 de dezembro de 2022.
Informe:
Sessão realizada dia 06 de dezembro de 2022.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Ben Wilson Conceição Berardi, Luciana Thomé, Nicolas Beidacki, Rejane Beatriz Verardo, Rodrigo Lentino Machado, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa, Vera Cristina Meneghini. . A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve, como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto obteve a nota final de 3,17 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Os projetos cuja nota for inferior à nota do último classificado na lista de espera, por não terem mais chances de serem priorizados, terão sua tramitação no conselho encerrada.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS