Processo nº 00910/2022
Parecer nº 835/2022 CEC/RS
Projeto “MIAC - MOSTRA INTERNACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA - 1ª EDIÇÃO - 2023” .
O Projeto MIAC - Mostra Internacional de Arte Contemporânea é um excelente projeto que nos traz uma proposta deveras significante. Proporcionar às comunidades da capital dos gaúchos um encontro com as artes contemporâneas, em espaços de manifestação consagrados de nossa capital. Apresentar ao público gaúcho um conceito de arte que ultrapassa a mera condição do belo, para provocar nas comunidades uma necessária reflexão sobre o papel da arte, que além de bela pode ser crítica, reveladora, denunciadora e propositora. Louvável a proposta, quando esta diz da realização de exposições em espaços públicos e de livre acesso para que todas as esferas sociais possam apreciar a arte produzida conforme os conceitos da arte contemporânea. O projeto está muito bem construído atendendo os muitos quesitos, porém não atinge o índice necessário na questão referente ao percentual das cartas de intenção de patrocínio. De todo o modo o projeto MIAC - Mostra Internacional de Arte Contemporânea é conduzido para a etapa de priorização com a nota: 4,86.
Em conclusão, o projeto “MIAC - MOSTRA INTERNACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA - 1ª EDIÇÃO - 2023” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 998.810,00 (novecentos e noventa e oito mil e oitocentos e dez reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 05 de dezembro de 2022.
Informe:
Sessão realizada dia 06 de dezembro de 2022.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anacarla Oliveira Flores, Cristiano Laerton Goldschmidt, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Paulo Roberto Tavares, Ranieri Zilio Moriggi, Vitor Rolim de Mesquita. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Paulo Leônidas Fernandes de Barros e teve, como secretário o conselheiro Ranieri Zilio Moriggi.
O projeto obteve a nota final de 4,86 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Conforme Resolução Interna 05/2022, os projetos foram submetidos à priorização de projetos nos dias 30/01/23 e 31/01/23 e, considerados não prioritários, retornam para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS