Processo nº 01091/2022
Parecer nº 104/2023 CEC/RS
Projeto “EXPOSOL CULTURAL - 21ª EDIÇÃO - 2023” .
O projeto "Exposol Cultural" apresentado pelo proponente Lucano Cultura e Marketing Eireli é enquadrado na área de Culturas Populares. Trata-se de solicitação de recursos para a parte cultural da feira comercial Exposol – Feira Internacional de Pedras Preciosas – a ser realizada em Soledade nos dias 30/04/2023 e 01/05/2023. Cabe informar que entre os dias 27 a 29 de abril ocorrerão outras apresentações com cobrança de ingresso. O proponente do projeto apresenta vasta lista de projetos submetidos à LIC-RS desde o ano 2011, sendo que no ano 2022 teve 5 projetos habilitados pelo CEC para a realização dos eventos.
Na dimensão simbólica recebe nota 2, pois as atrações culturais na Exposol são centradas unicamente em apresentações musicais onde não são perceptíveis a relação do conteúdo desses shows com a temática da feira – Jóias e Pedras Preciosas. Entre os objetivos do projeto está a preservação dos costumes e tradições das comunidades interioranas, porém, pelo fato de não se encontrar no projeto ações que de fato incentivam o legado cultural aos visitantes da feira, avaliamos como frágil a conceituação temática do evento. Não se identifica significativo grau de originalidade ou inovação no modelo de programação proposto, pois consiste em 13 apresentações musicais de diferentes estilos musicais em dois dias.
Na dimensão cidadã recebe nota 4, pois a pluralidade ocorre no palco, a partir de uma agenda de programação que conta com uma apresentação de Invernada Artística da APAE de Soledade e uma apresentação de uma gaiteira com deficiência visual. Há medidas de acessibilidade que propiciam a participação do público idoso e com deficiência. Para responder ao quesito inclusão compreende-se a produção de um vídeo em libras para o evento, embora não conste no documento o conteúdo desse vídeo. Também, carece de medidas mais inclusivas às populações mais necessitadas, conforme aponta o Plano Estadual da Cultura. As apresentações custeadas pela LIC-RS nos dias 30 de maio e 1 de abril são de acesso gratuito.
Na dimensão econômica recebe nota 4, pois a remuneração dos artistas equivale a 35% do valor solicitado à LIC-RS, quando se espera que a maior parte do valor seja destinado aos artistas e não ao pagamento da infraestrutura do evento. Detecta-se variação de valores significativos nos cachês pagos aos artistas, sendo destinado maior valor aos artistas de fora da cidade.
A prefeitura declara contrapartida ao disponibilizar dois ônibus para levar idosos para assistir aos shows em um único dia do evento. A Associação Pró Desenvolvimento do Município de Soledade declara contrapartida de 2 shows. O proponente apresenta plano de comercialização da feira.
Na dimensão relevância recebe nota 2, pois a parte cultural da feira é dedicada ao desfrute do público perante apresentações musicais no palco, sendo algumas delas já consagradas no território nacional. Porém o projeto deixa de estimular o pensamento crítico do público em torno dos valores simbólicos da temática da feira, além de pouco demonstrar valorização das identidades locais. Louva-se a carta de declaração de interesse do Conselho Municipal de Cultura.
Na dimensão oportunidade recebe nota 1,5, pois o projeto atende parcialmente às dimensões simbólica, cidadã e econômica da cultura. Não se identificam ações que respondam ao terceiro objetivo específico relatado no projeto.
Na dimensão viabilidade recebe nota 3, pois o proponente apresenta vasta experiência na produção de eventos de média a grande proporção e a parte cultural da feira Exposol já foi realizada em edições anteriores. Ainda, o proponente entrega 3 cartas de intenção de patrocínio.
Em conclusão, o projeto “EXPOSOL CULTURAL - 21ª EDIÇÃO - 2023”” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 268.380,00 (duzentos e sessenta e oito mil e trezentos e oitenta reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 23 de janeiro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 23 de janeiro de 2023.
A Comissão Especial III de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Bruno Rosa do Nascimento, Douglas Barbosa Pinto de Moura, Geziel da Silva de Souza, Plínio José Borges Mósca, Renata Gastal Porto, Sandro Giordani. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Geziel da Silva de Souza e teve, como secretário Bruno Rosa do Nascimento.
O projeto obteve a nota final de 3,47 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Os projetos cuja nota for inferior à nota do último classificado na lista de espera, por não terem mais chances de serem priorizados, terão sua tramitação no conselho encerrada.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS