Processo nº 009650/2022
Parecer nº 049/2023 CEC/RS
Projeto “CASCA 68 ANOS DE HISTÓRIA - 2ª EDIÇÃO - 2023” .
O projeto “Casca 68 anos de história” pretende realizar um evento de culturas populares na cidade de Casca, em virtude dos 68 anos de emancipação político-administrativa do município. Serão dois dias distintos com programação para todos os públicos, contemplando dança folclórica gaúcha e diversos shows musicais: no primeiro dia a programação acontecerá após a Saga Del Porco – tradicional jantar a base de carne suína; e no segundo a programação acontecerá na Rua Coberta de Casca.
Segundo o proponente “As artes, incluindo também a música, são pouco valorizadas no interior do estado, principalmente nos municípios pequenos, geralmente porque a população tem pouco contato com essas atividades, assim, esse projeto contribuirá com a formação de novas plateias, despertando o gosto e o consumo cultural no público participante.”
O projeto está bem caracterizado na sua conceituação temática. Em sua originalidade e inovação estética, a proposta não se configura inédita, tendo em vista a comemoração do aniversário do município, mas não apresenta aspectos inovadores.
No quesito pluralidade, acessibilidade e inclusão destaca-se as ações de acessibilidade como ingressos gratuitos, espaço especial para PCDs etc, contratação de profissional de libras e transmitido o sistema de telão, mesmo não identificando ações de afirmação de gênero e etnias foi levada em consideração a pontuação máxima.
No item democratização do acesso / gratuidade encontra-se todas as atividades artísticas acontecem em espaço público de forma a possibilitar acesso pleno ao produto cultural proposto. Por outro lado, a ausência de apoio institucional e financeiro da municipalidade e tampouco a anuência do órgão gestor do espaço público onde ocorrerá a execução do projeto prejudica sua logística e sua oportunidade.
A oportunidade não atinge nota máxima pela avaliação da sua transversalidade resultante dos quesitos avaliados anteriormente (Dimensão simbólica, econômica e cidadâ).
A viabilidade do projeto se fragiliza pois este não apresenta cartas de patrocínio nos percentuais exigidos e outras receitas para estabelecer garantias necessárias à sua realização.
Em conclusão, o projeto “CASCA 68 ANOS DE HISTÓRIA - 2ª EDIÇÃO - 2023” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 102.730,00 (cento e dois mil e setecentos e trinta reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 10 de janeiro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 11 de janeiro de 2023.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anacarla Oliveira Flores, Cristiano Laerton Goldschmidt, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Paulo Roberto Tavares, Ranieri Zilio Moriggi, Vitor Rolim de Mesquita. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Paulo Leônidas Fernandes de Barros e teve, como secretário o conselheiro Ranieri Zilio Moriggi.
O projeto obteve a nota final de 4,56 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Conforme Resolução Interna 05/2022, os projetos foram submetidos à priorização de projetos nos dias 30/01/23 e 31/01/23 e, considerados não prioritários, retornam para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS