Processo nº 00911/2022
Parecer nº 772/2022 CEC/RS
Projeto “NATAL ENCANTADO - 1ª EDIÇÃO - 2022”.
Ao analisar um projeto que o mesmo tem como título/temática natalina, o relator em questão busca elementos para respostas as perguntas feitas nas mais distintas dimensões analisadas. Sobre o referido projeto o mesmo tem um título de: natal encantado 1ª edição 2022, porém dentro do escopo do mesmo visualizam-se outras nomenclaturas como: natal encantado do noroeste gaúcho. O que passa é que o mesmo foi uma cópia de outro projeto? Ou o mesmo foi escrito com elementos de outro projeto anterior? Fica estes questionamentos, lembrando que meu relato baseia-se no que está escrito junto ao texto.
Ademais o projeto descreve uma forte valorização do período natalino, o mesmo foi inscrito como “culturas populares”, porém contempla 4 apresentações da área da “música” em dois distintos municípios e dentro deste item, apresenta portfólio de um artista com temática nativista com cunho natalino (ótimo para o projeto) já a outra atração não traz nada em seu portfólio de cunho natalino, assim reforçando a não alocação do projeto em culturas populares e sim em música.
Valoriza-se o aporte por empresas locais de recursos, e lamenta-se o não envolvimento dos municípios com recursos diretos, além de cedência de espaço.
Finaliza-se concluindo que conforme o projeto analisado o mesmo é coerente pelo fato de querer contemplar cidades interioranas, porém carece de melhor estruturação por parte do proponente.
Em conclusão, o projeto “NATAL ENCANTADO - 1ª EDIÇÃO - 2022” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 145.100,00 (cento e quarenta e cinco mil e cem reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 23 de novembro de 2022.
Informe:
Sessão realizada dia 23 de novembro de 2022.
A Comissão Especial III de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Bruno Rosa do Nascimento, Douglas Barbosa Pinto de Moura, Geziel da Silva de Souza, José Maria Rodrigues Nunes, Plínio José Borges Mósca. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Geziel da Silva de Souza e teve, como secretário Bruno Rosa do Nascimento.
O projeto obteve a nota final de 3,75 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Os projetos cuja nota for inferior à nota do último classificado na lista de espera, por não terem mais chances de serem priorizados, terão sua tramitação no conselho encerrada.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS