Processo nº 00923/2022
Parecer nº 847/2022 CEC/RS
Projeto “DESFILE DE CARNAVAL METROPOLITANO” .
O projeto “Desfile de Carnaval Metropolitano” propõe reunir 05 (cinco) Escolas de Samba da região Metropolitana em um desfile aberto com os componentes das alas e a bateria. Uma Escola de Samba da cidade anfitriã convidará as demais agremiações de outros 04 (quatro) municípios da região para a apresentação do desfile de Carnaval na Orla do Guaíba (Porto Alegre) no mês de fevereiro de 2023, em dia do calendário a ser confirmado, além de oferecer 01 (uma) oficina de Samba no Pé. Todas as são gratuitas e públicas.
Segundo o proponente “O Carnaval é, das expressões culturais populares, a mais legítima do nosso país. Toda a sua riqueza é traduzida na multiplicidade de suas manifestações multicoloridas, amplificadas em ritmos, sons e movimentos, mobilizando comunidades em todos os eixos. Sendo assim, este projeto visa contribuir na preservação das suas origens e no pluralismo cultural, mantendo viva a sua memória e a importância do seu protagonismo.”
O projeto está bem caracterizado na sua conceituação temática e pelo seu ineditismo em sua formulação e características estéticas. Em sua dimensão simbólica o projeto apresenta méritos quanto a sua atividade principal, desfile de carnaval, mas não apresenta na oficina oferecida (100 vagas) uma definição clara da sua acessibilidade, inscrição, local, etc. não atingindo assim a totalidade deste quesito. Por outro lado, a ausência de apoio institucional e financeiro da municipalidade e tampouco a anuência do órgão gestor do espaço público onde ocorrerá a execução do projeto prejudica sua logística e sua oportunidade. A viabilidade do projeto se fragiliza pois este não apresenta cartas de patrocínio e outras receitas para estabelecer garantias necessárias à sua realização.
Em conclusão, o projeto “DESFILE DE CARNAVAL METROPOLITANO” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 350.000,00 (trezentos e cinquenta mil reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 12 de dezembro de 2022.
Informe:
Sessão realizada dia 12 de dezembro de 2022.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anacarla Oliveira Flores, Cristiano Laerton Goldschmidt, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Paulo Roberto Tavares, Ranieri Zilio Moriggi, Vitor Rolim de Mesquita. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Paulo Leônidas Fernandes de Barros e teve, como secretário o conselheiro Ranieri Zilio Moriggi.
O projeto obteve a nota final de 4,33 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Conforme Resolução Interna 05/2022, os projetos foram submetidos à priorização de projetos nos dias 30/01/23 e 31/01/23 e, considerados não prioritários, retornam para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS