Processo nº 00925/2022
Parecer nº 012/2023 CEC/RS
Projeto “LIVRO 100 ANOS DA COMUNIDADE DE LINHA 4ª BAIXA - SÃO MARCOS - ARVOREZINHA/RS” .
O projeto Livro 100 anos da Comunidade de Linha 4ª Baixa – São Marcos – Arvorezinha/RS, não vinculado a data fixa, tem previsão de realização para 2023. Em 2022, foram comemorados os 100 anos de fundação da comunidade. Está classificado em LITERATURA: impressão de livro, revista e outros.
O projeto contempla a pesquisa histórica e a produção e impressão de um livro que resgata a memória e a cultura da comunidade, com aspectos migratórios, sociais, ambientais, econômicos e culturais. Localizada no interior de Arvorezinha/RS, esta comunidade é um dos berços da imigração do Alto do Vale do Taquari. Foi na região, onde está edificada a comunidade da Linha Quarta Baixa São Marcos, que os primeiros imigrantes italianos advindos de diversos pontos do estado fixaram suas primeiras moradias, para posteriormente promover o desenvolvimento local.
O projeto inclui pesquisa, entrevista com descendentes, registros fotográficos, lançamento e impressão de tiragem de 1 mil exemplares, que será totalmente distribuída conforme tabela no projeto completo – como prefeituras, bibliotecas, delegacias de ensino, parceiros culturais, escolas, acervo da comunidade, imprensa, participantes da pesquisa e entrevistados, Sedac, entre outros.
O proponente inclui duas cartas de intenção de patrocínio para 40,11% do valor autorizado pelo SAT, sem indicação de aporte das Prefeituras ou recursos próprios do proponente, levando nota 1 no quesito. A relatora entende que o projeto é viável, mas que, como não possui mais de 50% de valores de carta de intenção, não pode levar nota máxima no quesito Viabilidade. A Comissão 2 sugeriu que, para atender questões de acessibilidade, que o proponente estude a possibilidade de distribuir e deixar on-line um PDF/ebook do livro e produzir uma audiodescrição.
Em conclusão, o projeto “LIVRO 100 ANOS DA COMUNIDADE DE LINHA 4ª BAIXA - SÃO MARCOS - ARVOREZINHA/RS” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 249.257,80 (duzentos e quaremta e nove mil, duzentos e cinquenta e sete reais e oitenta centavos) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 12 de janeiro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 12 de janeiro de 2023.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Luciana Thomé, Nicolas Beidacki, Rejane Beatriz Verardo, Rodrigo Lentino Machado, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa, Vera Cristina Meneghini. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve, como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto obteve a nota final de 4,56 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Conforme Resolução Interna 05/2022, os projetos foram submetidos à priorização de projetos nos dias 30/01/23 e 31/01/23 e, considerados não prioritários, retornam para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS