Processo nº 01057/2022
Parecer nº 117/2023 CEC/RS
Projeto “IMPERATRIZ LEOPOLDINA NA AVENIDA 2023ª EDIÇÃO” .
Abre-se o Bairro Rubem Berta e toda a sua comunidade em festa pois a Laranja da Zona Norte vai passar. Um excelente projeto que promete viabilizar o desfile da Escola de Samba Imperatriz Dona Leopoldina. É carnaval Nota 10. O carnaval é uma explosão de originalidade, e quando a comunidade da Escola de Samba Imperatriz Dona Leopoldina se une na volta do ritmo vibrante da bateria, é sempre momento das originalidades, das formas, dos movimentos, das cores e dos sorrisos explodirem em harmonia. O projeto propõe a realização de ensaios abertos para todes. Propõe uma atenção na ala que inclui cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção. A Escola é inclusiva no seu conceito e não deixa ninguém de fora da alegria de poder participar. A Escola de Samba Imperatriz Dona Leopoldina propõe a realização de Ensaio abertos e gratuitos para todes da sua comunidade, bem como a distribuição de mais de 300 fantasias e 200 adereços gratuitamente, para que todas as interessadas possam compartilhar dessa alegria. Os investimentos estão regulares e dentro dos parâmetros e equinânimes. O Investimentos da Prefeitura chega a quase 25% do valor total do projeto. O Projeto é de grande relevância, posto que propõe reunir a comunidade para ensaios e encontros com a alegria carnavalesca, na maior manifestação da cultura popular da nossa gente brasileira. O Projeto é oportuno pois contempla as expectativas da comunidade da Zona Norte de poder participar do desfile do Carnaval de Rua de POA. Com o apoio financeiro garantido pelos editais públicos próprios do Carnaval de POA o projeto da Escola Imperatriz Dona Leopoldina é perfeitamente viável. Por tudo conduzo o Projeto para a aprovação com a nota: 5.
Em conclusão, o projeto “IMPERATRIZ LEOPOLDINA NA AVENIDA 2023ª EDIÇÃO” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 248.488,00 (duzentos e quarenta e oito mil e quatrocentos e oitenta e oito reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 23 de janeiro de 2023.
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão realizada dia 24 de janeiro de 2023.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anacarla Oliveira Flores, Cristiano Laerton Goldschmidt, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Paulo Roberto Tavares, Ranieri Zilio Moriggi, Vitor Rolim de Mesquita. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Paulo Leônidas Fernandes de Barros e teve, como secretário o conselheiro Ranieri Zilio Moriggi.
O projeto foi considerado prioritário obtendo a nota final de 5,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS