Processo nº 00971/2022
Parecer nº 844/2022 CEC/RS
Projeto “MAAPA - MOSTRA DE ARTE ABERTA PORTO ALEGRE - 2ª EDIÇÃO - 2023” .
O projeto MAAPA - Mostra de Arte Aberta Porto Alegre, não vinculado à data fixa, AINDA conforme IN 05/2020, foi enviado a este relator em 02 de dezembro, está classificado em Artes Visuais e trata de exposição de fotografias em grande formato, exibida em 40 painéis distribuídos por Porto Alegre durante 30 dias. A seleção dos 40 artistas será feita pelo conselho curatorial que tem como coordenadora a artista e fotógrafa Rochele Zandavali. A ação de contrapartida, com 4 oficinas de técnicas fotográficas, será oferecida gratuitamente ao púbico e realizada virtualmente por plataforma digital; através de suportes que sejam possíveis e usuais aos alunos, como celulares e câmeras simples, tornando assim a arte mais democrática. As oficinas terão como conteúdos: Conceitos da fotografia; referências estéticas de profissionais; técnicas fotográficas; capacitação para utilização e ajustes de equipamentos. Haverá apostila para encaminhamento aos inscritos com os conteúdos abordados. Cada oficina terá duração de 2 horas. Serão disponibilizadas 50 vagas para cada oficina, totalizando 200 vagas.
Segundo o proponente “Novos formatos abrem espaços para novas técnicas e se comunicam com novos espectadores, tornando a arte mais acessível para quem faz e para quem frui.” Em sua segunda edição o projeto prevê também gravar e editar vídeos de depoimentos e trajetórias de cada artista participante, um total de 40 vídeos; e produzir vídeo dos painéis instalados na cidade. A metodologia explica funções e atividades de forma clara e objetiva. Apesar das escalas e operações complexas o projeto não chega a ser exatamente inovador. Embora o histórico apresente a primeira edição totalmente captada e realizada, não há cartas de patrocínio nem investimento local. Em espaço público a mostra é totalmente gratuita a fruição. As oficinas gratuitas e realizadas de forma online, por plataforma a ser definida, não apresentam em sua metodologia, nenhuma forma de inclusão especifica como libras, audiodescrição ou legendagem. Tampouco o vídeo a ser produzido mencionou legendagem, audiodescrição ou libras.
Relevante e oportuno tem mérito e atinge os requisitos exigidos para obter a sua avaliação. Contudo, não há, ações de inclusão de pcd's. Há equilíbrio na distribuição dos recursos, mas não cumpre integralmente o atendimento às dimensões simbólica, cidadã e econômica. Assim, a nota de prioridade é 4,03.
Em conclusão, o projeto “MAAPA - MOSTRA DE ARTE ABERTA PORTO ALEGRE - 2ª EDIÇÃO - 2023” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 350.000,00 (trezentos e cinquenta mil reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 14 de dezembro de 2022.
Informe:
Sessão realizada dia 15 de dezembro de 2022.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anacarla Oliveira Flores, Cristiano Laerton Goldschmidt, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Paulo Roberto Tavares, Ranieri Zilio Moriggi, Vitor Rolim de Mesquita. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Paulo Leônidas Fernandes de Barros e teve, como secretário o conselheiro Ranieri Zilio Moriggi.
O projeto obteve a nota final de 4,03 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Conforme Resolução Interna 05/2022, os projetos foram submetidos à priorização de projetos nos dias 30/01/23 e 31/01/23 e, considerados não prioritários, retornam para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS